O tradicional canhotinho recebido como comprovante do voto realizado caiu em desuso na eleição de 2020 por conta da pandemia. A orientação do cartório eleitoral é que as pessoas dispensem o papel, justamente para evitar o contato entre o mesário, o papel e o eleitor. Conforme um dos chefes de zona eleitoral em Caxias, Edson Borowski, as pessoas que desejarem, poderão imprimir o comprovante no site da Justiça Federal daqui aproximadamente 10 dias.
— O papel não é possível higienizar, então a orientação para os mesários é só entregar para aquele eleitor que realmente precisar ou que pedir. A regra é não entregar, a exceção é entregar, isso pra preservar a saúde do eleitor. É preciso esclarecer também que não existe nenhum tipo de possibilidade de fraude nesse sentido, é simplesmente cuidado sanitário — diz Borowski.
Ainda durante coletiva de imprensa realizada na manhã deste domingo, Borowski ressaltou a tranquilidade do pleito na cidade. Disse que não foram registradas ocorrências de aglomeração, principalmente porque o segundo turno costuma contar com mais agilidade por conta dos eleitores e mesários:
— A gente percebe que esta votação do segundo turno está muito mais rápida porque o eleitor já sabe onde vota, os mesários estão mais acostumados e a votação é apenas para um cargo, é uma situação muito mais ágil. As filas grandes foram registradas mais em função do respeito ao distanciamento.
O atendimento a eleitores no cartório eleitoral foi baixo nesta manhã, principalmente porque o aplicativo do E-Título está funcionando de forma menos congestionada neste segundo turno. Para quem tiver problemas na hora de justificar o voto pelo aplicativo, a orientação é fazer um print da tela, salvar, e posteriormente apresentá-lo pelo sistema Justifica. O telefone prioritário para informações é o 148.