O músico tradicionalista Adelar Bertussi, falecido em 2017, dará nome à sala de comissões do segundo andar da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. O projeto de resolução que homenageia o artista foi aprovado na sessão desta quinta-feira (1º), um dia após a morte de Adelar completar três anos. A proposta é de autoria da mesa diretora, presidida por Ricardo Daneluz (PDT).
O artista, que ficou famoso ao formar dupla com o irmão Honeyde Bertussi nos anos 1950, foi vereador por dois mandatos pelo MDB, de 1973 a 1982. Ele também presidiu o Legislativo no seu último ano de atuação parlamentar. Chegou a assumir a prefeitura, por dez dias, quando substituiu o então prefeito Mansueto de Castro Serafini Filho.
Em mais de 70 anos de carreira musical, Adelar lançou mais de 50 discos, gravou 400 músicas e realizou mais de seis mil apresentações, entre bailes, shows e participações especiais no Brasil e no exterior. A história dele e de Honeyde, os Irmãos Bertussi, é contada em um memorial no distrito de Criúva, a poucos metros da residência da família, que hoje funciona como um museu.
Adelar faleceu aos 84 anos, em 30 de setembro de 2017, em Campo Largo, região metropolitana de Curitiba, no Paraná, onde estava internado em decorrência de problemas cardíacos.