Os 519 candidatos à prefeitura e à Câmara de Caxias do Sul se distribuem entre 91 ocupações, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Entretanto, as 12 principais categorias concentram 44,31% dos postulantes, ou seja, 240 candidatos. Empresário surge como a função mais predominante, com 48 candidaturas, o equivalente a 9,25% do total. Completam a lista: servidores públicos municipais (28 candidatos), comerciantes (28), motoristas (27), aposentados (24), advogados (19), professores (16), vereadores (15), metalúrgicos (12), donas de casa (11), administradores (10) e mecânicos (10). Trinta candidatos representam individualmente uma categoria cada e 80 registraram candidatura como "outros", em que não se especifica a ocupação.
Motoristas foi uma das categorias que apresentou crescimento considerável entre as eleições de 2016, quando cinco candidatos registraram essa ocupação. Em 2020, 27 candidatos se identificam com a função. A expansão dos serviços de transporte por aplicativo é uma das causas.
Empresário, no entanto, é a categoria que mais se consolida no pleito deste ano, passando de 19 candidatos em 2016 para 48 neste ano em Caxias, um aumento de mais de 150%. Movimento semelhante é observado em cidades da região e até mesmo em nível de Estado e país. Em Bento Gonçalves, por exemplo, empresários eram a terceira categoria mais predominante em 2016, com 13 candidatos. Neste ano, o número saltou para 27. Em Farroupilha, a ocupação já era a principal em 2016, contudo, houve leve aumento percentual neste ano: representavam 11,31% (19 candidatos) do total de candidaturas e em 2020 abrangem 12,69%, com 25 postulantes. Somados os três municípios, são 100 candidatos que se declaram empresários.
No Estado, empresário ultrapassou servidor público municipal entre as principais ocupações e só está atrás de agricultor. Situação semelhante em nível de país, onde a categoria é a terceira mais predominante _ era a quarta em 2016 _, superada apenas por agricultor e servidor público municipal.
Ao todo, 33.118 dos 551.554 candidatos do país são empresários.
CAXIAS DO SUL
OUTRAS PROFISSÕES (número de candidatos por ocupação)
agente administrativo (6); agente de saúde e sanitarista (2); analista de sistemas (4); arquiteto (3); artesão (3); assistente social (2); auxiliar de escritório e assemelhados (9); cabeleireiro e barbeiro (9); cantor e compositor (3); comerciário (3); corretor (5); diretor de empresas (2); economista (4); eletricista e assemelhados (2); empregado doméstico (2); enfermeiro (3); engenheiro (9); estofador (2); estudante, bolsista, estagiário (7); fisioterapeuta e terapeuta ocupacional (2); fotógrafo e assemelhados (2); frentista (2); gerente (6); industrial (9); jornalista e redator (3); locutor/comentarista de rádio e televisão (4); manicure e maquilador (2); médico (2); militar reformado (2); motoboy (2); músico (6); ocupante de cargo em comissão (2); operador de aparelhos industriais (2); operador de equipamento de som (2); outros (70); padeiro, confeiteiro e assemelhados (2); psicólogo (3); representante comercial (7); taxista (3); técnico de enfermagem e assemelhados (3); trabalhador de construção civil (2); trabalhador metalúrgico e siderúrgico (12); vendedor de varejo e atacado (9); vendedor pracista, representante, caixeiro-viajante (7), vigilante (7).
SOMENTE 1 CANDIDATO
Agente de viagem; agricultor; almoxarife; atleta profissional e técnico em desportos; bancário; bombeiro; cozinheiro; deputado; desenhista; diretor de estabelecimento de ensino; esteticista; faxineiro; fiscal de transporte coletivo; gari ou lixeiro; massagista; nutricionista; odontólogo; policial militar; publicitário; recepcionista; relações públicas; serralheiro; servidor público civil aposentado; servidor público federal; supervisor, inspetor de compras e vendas; técnico em contabilidade, estatística e economia; técnico de mecânica; técnico em informática; torneiro mecânico; trabalhador de usinagem de metais.