O candidato do DEM à prefeitura de Caxias do Sul, Vinicius Ribeiro, é o décimo-primeiro e último a participar do primeiro ciclo de entrevistas com os postulantes ao cargo publicadas pelo Pioneiro. Assim, todos os 11 candidatos expressaram suas ideias e propostas sobre os temas abaixo, escolhidos pela Editoria de Política. As respostas de todos eles foram recolhidas simultaneamente pelo jornal e publicadas em ordem alfabética. O material todos oferece subsídio importante para o eleitor comparar as propostas e ideias de cada candidato.
Vinicius Ribeiro tem uma extensa trajetória política, a maior parte dela no PDT, partido ao qual filiou-se em 1998. Elegeu-se três vezes vereador, a primeira delas em 2000, aos 23 anos. Presidiu a Câmara de Caxias em 2003. Nos governos do ex-prefeito José Ivo Sartori, foi nomeado secretário de Planejamento e de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana. Concorreu à Assembleia Legislativa em 2010 e 2014, tendo ficado, respectivamente, como terceiro e segundo suplente do PDT. Nessa condição, assumiu vaga como deputado estadual na Assembleia em 2013, até o final da legislatura, em 2014. Já na gestão de Sartori como governador, Vinicius presidiu a Corag em 2015 e retornou à Assembleia como deputado em novembro do mesmo ano.
Porém, foi no DEM que Vinicius obteve a indicação para concorrer à prefeitura de Caxias do Sul. Saiu do PDT no início de 2019 e filiou-se ao Democratas em dezembro do mesmo ano, já na condição de pré-candidato a prefeito. Para disputar a eleição, o DEM firmou parceria com o PSD, que indiciou o vereador Kiko Girardi como candidato a vice.
Vinicius tem 43 anos, é arquiteto, urbanista e professor universitário.
1 CASO MAGNABOSCO
"Esse é um problema da cidade, e não da prefeitura, e é preciso entender isso. A justiça determinou o pagamento, e a prefeitura irá cumprir no momento adequado. Nossa primeira ação será conversar com os proprietários. Em seguida, vamos encaminhar a regularização da área para que as pessoas que lá vivem tenham posse dos seus imóveis e contribuam da forma que a lei determina. Precisamos de muito diálogo e equilíbrio. Para realizar o pagamento, vamos sugerir bens da prefeitura que estão disponíveis, receitas de impostos vindos daquela área, e também utilizar índices construtivos e instrumentos do Estatuto da Cidade. Aproveitaremos para descentralizar a cidade _ criando novos centros em Caxias com maior densidade e concentração de pessoas para colocar em prática nosso projeto da Cidade 25 Minutos."
2 CONCESSÃO DO TRANSPORTE COLETIVO
"O foco é o usuário e a diminuição do preço da tarifa. O TC (transporte coletivo) precisa operar através de um sistema misto: linhas e demanda. O Termo de Referência do edital precisa contemplar a integração do passageiro regional com o urbano; do carro e da bicicleta com o ônibus. Exigir a melhoria das paradas de ônibus e da informação ao usuário é fundamental para a credibilidade do sistema. Com o avanço da tecnologia, o serviço precisa ser mais flexível. Por fim, é necessário diminuir o preço da tarifa do TC com recursos existentes dos impostos municipais vindos do carro."
3 GESTÃO DAS UPAS
"Não importa o modelo de gestão, desde que o serviço prestado à população seja de qualidade, rápido e eficiente. Priorizaremos o modelo público, mas sem receio de construir um modelo em parceria com os prestadores de serviços existentes da cidade. Precisamos integrar as informações entre as unidades básicas de saúde e a UPA e dela com os hospitais. Há muito retrabalho, custo elevado e sobreposição de informação. Queremos informatizar processos, implementar prontuário eletrônico e agendamento de consultas. Entendemos que a gestão da UPA precisa ser discutida, porém, nosso maior esforço e energia será na prevenção."
4 DIÁLOGO COM A COMUNIDADE
"Permanente, diário e multiplicador. Buscaremos o equilíbrio da sabedoria do técnico com a popular. Acreditamos que o diálogo poderá ser em um sistema misto: presencial e eletrônico. Eu e o Kiko somos acessíveis, gostamos de ouvir a comunidade e de estarmos ao alcance de qualquer cidadão. Uma proposta de Orçamento Comunitário será oferecida para Caxias, vinculando a demanda da comunidade com a avaliação técnica e disponibilidade financeira. Pessoalmente, vejo com simpatia a aplicação de alguns instrumentos como plebiscito e referendo."
5 CARGOS EM COMISSÃO
"Iremos fazer na prefeitura o que cada caxiense fez em sua casa e empresa no período de pandemia: diminuiu custo e reestruturou seus negócios. A prefeitura é igual. Reduzir tornou-se uma atitude básica. Vamos oferecer a diminuição de 30% dos cargos de confiança, 20% das funções gratificadas (FGs) e da hierarquia funcional com a junção e integração de secretarias municipais e modernização da administração. Nosso objetivo é economizar R$ 6 milhões ano."
6 DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
"Para desenvolver, precisamos agir na cidade sob a ótica de uma região (Região Metropolitana da Serra Gaúcha). Em seguida, criar um ambiente de acolhimento de negócios. Começa com o enxugamento da máquina pública. Avança com implementação do programa Descomplica _ 100% digital para diminuir a burocracia (guias de ITBI e aprovação de projetos arquitetônicos automáticos ou simplificados). Atualizar a legislação para instalação de prestação de serviço na zona rural. Ampliar a parceria com o Sistema S, com os arranjos e redes locais, ecossistemas de inovação, economia criativa e startups e cadeia do lixo. Capacitar e treinar também é uma forma de reter e crescer."
7 VALORIZAÇÃO DA CULTURA
"Nosso objetivo principal com a cultura é fazer dela um meio de formação, de expressão da nossa história e de retorno financeiro e de negócios. Contamos com a participação do Conselho Municipal de Cultura para fazer o melhor por essa área. Esse setor foi um dos mais atingidos pela pandemia da covid-19, e isso torna urgente a sua revigoração. Sugerimos incentivar os artistas, as iniciativas e os projetos locais, ampliar os recursos e as parceiras para viabilizar maior fomento para Financiamento da Arte e Cultura Caxiense (Financiarte) e a descentralização das ações e dos programas culturais levando aos bairros e às comunidades periféricas e distritais.
8 VAGAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
"Evitando ao máximo a judicialização. O munícipio paga mais caro essa vaga. O Poder Judiciário precisará colaborar conosco. Nossa prioridade será ampliar a parceria com a rede existente privada, e não na construção de novas creches públicas (hoje são 185 conveniadas e particulares e 45 próprias). Em casos específicos, estudaremos a ideia da "mãe crecheira" junto com A comunidade. Com a modernização da gestão (ver resposta para o tópico 5) conseguiremos diminuir o déficit em até 30%.
9 COMÉRCIO AMBULANTE
"O comércio ambulante aumentou nos últimos anos e isso tem a ver com dois fatores principais: a chegada de imigrantes e a desaceleração econômica. Precisamos lembrar que essa é uma cidade de imigrantes, porém não concordamos com o comércio ambulante que se instalou no centro da cidade. O município tem a fiscalização, mas também precisa ter a oferta de cursos profissionalizantes e treinamento. Queremos atualizar essa legislação e agir junto com as entidades do comércio como CDL, Sindilojas e Sindigêneros."
10 DIRETRIZES PARA A MOBILIDADE
"Para nós, a mobilidade é humana e sustentável. A prioridade são os modos ativos de deslocamento: o pedestre e as bicicletas. Vamos oferecer para a cidade um programa amplo de padronização das calçadas e de execução gradativa de um sistema ciclo. Nosso desejo é implementar na área central um sistema de bicicletas e carros elétricos compartilhados. Precisamos, aos poucos, implementar tecnologia e inovação para monitorar o trânsito e as redes de transportes. Vamos licitar o Plano Municipal de Mobilidade Humana Sustentável e colocar em prática suas ações a curto prazo."