O PCdoB anunciou nesta terça-feira (4) que não terá candidato a prefeito de Caxias do Sul. A sigla decidiu apoiar a pré-candidatura de Pepe Vargas (PT). Conforme o presidente municipal do PCdoB, Paulo Freitas, o partido irá indicar um nome a vice.
— Aceitamos o convite do Pepe e vamos construir uma frente eleitoral indicando uma vice candidatura — diz Freitas.
O nome não será de Vanius Corte, até então pré-candidato do PCdoB à prefeitura. Em nota, o partido agradece "o importante papel político desempenhado" por ele.
"Vanius Corte desempenhou uma grande tarefa, aceitou o desafio de ser pré-candidato e foi o porta-voz das propostas iniciais do PCdoB para buscar a unidade das forças políticas progressistas e a construção de uma Frente Ampla em defesa da vida, da democracia e dos direitos do povo", diz trecho da nota.
Sobre a retirada de sua pré-candidatura, Vanius comentou:
— Me sinto honrado pelo convite que me foi feito, pela oportunidade de representar o partido no período e considero importante a construção da unidade, nesse momento tão importante.
A definição do vice deve ser feita na próxima semana.
Confira a nota na íntegra:
O PCdoB vem construindo desde o ano passado o lançamento de uma candidatura própria à prefeitura de Caxias do Sul. Neste sentido, lançou Vanius Corte, que desde então, em nome do PCdoB, tem cumprindo um papel importante para desnudar a catástrofe política que representou a gestão Guerra e parece contaminar seus sucessores.
Ao mesmo tempo, vem dialogando com diversos partidos e setores para a construção de uma pauta que unifique amplas forças para derrotar o fascismo -nesse momento capitaneado por Bolsonaro-, representante do atraso, causador de milhares de mortes nesta pandemia, verdadeiro responsável pela crise que vivemos, ante a incapacidade de gerar emprego e renda, combater o coronavírus e cuidar da saúde da população.
Vanius Corte desempenhou uma grande tarefa, aceitou o desafio de ser pré-candidato e foi o porta-voz das propostas iniciais do PCdoB para buscar a UNIDADE das forças políticas progressistas e a construção de uma Frente Ampla em defesa da vida, da democracia e dos direitos do povo.
O PCdoB agradece o importante papel político desempenhado por Vanius Corte e informa que irá construir com o PT uma aliança eleitoral à majoritária, indicando a candidatura à vice na chapa liderada por Pepe Vargas.
O PCdoB convida os demais partidos antibolsonaristas a somar forças desde já na construção de uma frente ampla onde a pessoa humana seja o centro das politicas públicas numa cidade democrática que gere emprego e renda.
Caxias do Sul, 04 de agosto de 2020
Paulo Freitas – Presidente PCdoB