Gramado está a um passo de se tonar a Capital Nacional do Chocolate Artesanal. O Projeto de Lei (PL) foi aprovado pelo plenário do Senado Federal na noite de terça-feira (10). Agora, a proposta segue para sanção presidencial.
O PL foi proposto pelo deputado federal Jerônimo Goergen (PP/RS) em agosto. Segundo o texto, a justificativa para a lei é o turismo que a cidade proporciona à Região das Hortênsias, da qual Gramado faz parte.
Com 19 fábricas de chocolate, a cidade recebe mais de seis milhões de visitantes por ano, que correspondem a 90% das receitas geradas em Gramado. A primeira loja a surgir no município foi a Jaime Prawer, em 1976.
Selo de qualidade
Em 2018, Gramado encaminhou para o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) um pedido de indicação de procedência do chocolate na cidade. O intuito é criar um selo do produto para manter a qualidade dos doces, e que deverá ser aplicado naqueles que se enquadrarem nas características específicas de fabricação. Um dos itens citados é que o chocolate tenha no mínimo 35% de cacau. A estimativa era que o processo de aprovação do selo durasse em torno de oito meses; no entanto, ainda não há previsão de quando será aprovado.
Leia também
Comitiva da UCS convida Bolsonaro para inauguração da fábrica de grafeno em Caxias do Sul