Ricardo Daneluz (PDT) é o novo prefeito interino de Caxias do Sul. Ele assumiu o cargo na tarde desta quinta-feira (2) após tomar posse como presidente da Câmara de Vereadores, função que atualmente possui a distinção de ocupar a chefia do Executivo em razão da cassação do ex-prefeito eleito, Daniel Guerra (Republicanos) — o vice de Guerra, Ricardo Fabris de Abreu renunciou, em dezembro de 2018.
O ato ocorre logo após a posse da nova Mesa Diretora do Legislativo, no auditório do centro administrativo. Daneluz repassou a função de presidente ao 1º vice-presidente da Casa, Paulo Périco (MDB). Com isso, houve a transmissão do cargo de prefeito interino para Daneluz, que assumiu o posto ocupado pelo vereador Flavio Cassina (PTB) desde o dia 23 de dezembro de 2019.
Após a troca, o petebista retorna para a Câmara e aguarda a eleição indireta marcada para o dia 9 deste mês. Cassina e Elói Frizzo (PSB) concorrem como candidatos a prefeito e vice, respectivamente.
Em 12 dias, de 22 de dezembro de 2019 a 2 de janeiro de 2020, Caxias teve três prefeitos: Daniel Guerra (até dia 22), Flavio Cassina (até esta quinta-feira) e Ricardo Daneluz, que fica no cargo até dia 9 de janeiro.
Ricardo Daneluz está no primeiro mandato como vereador. Foi eleito em 2016 com 1.919 votos. Antes disso, foi subprefeito de Vila Oliva. O novo prefeito já confirmou que não pretende alterar a equipe de transição até o dia 9. Ele também confirmou que deve se reunir com os secretários interinos na manhã desta sexta-feira (3) para encaminhar o que precisa ser feito "para a cidade não perder tempo".