Caxias do Sul formalizou a adesão à Região Metropolitana da Serra Gaúcha na manhã desta sexta-feira (10) em reunião entre autoridades locais, regionais e estaduais. O maior município do interior do Estado foi o último a formalizar a participação no grupo que reúne 14 cidades. Concluída essa etapa, ainda há burocracia para que a criação da segunda região metropolitana do RS possa trazer impactos mais significativos para os municípios. Uma das decisões a serem tomadas é qual vai ser a fatia de contribuição financeira de cada cidade para manutenção do conglomerado.
O secretário estadual de Articulação e Apoio aos Municípios, Agostinho Meirelles, explica que agora serão feitas discussões entre os municípios e o governo do Estado para definir quais são as prioridades regionais. Um estatuto deve ser criado para regrar o funcionamento da Região Metropolitana da Serra Gaúcha. É também neste momento que será definido como será a destinação de dinheiro para a administração do conglomerado. Depois disso, uma lei complementar deve ser encaminhada à Assembleia Legislativa para colocar em funcionamento a região metropolitana.
— Agora, a gente precisa reunir os 14 municípios em Porto Alegre e traçar um cronograma, mas acredito que vai se colocar como meta (para a criação efetiva da região metropolitana) o ano de 2020 ainda. — afirma Meirelles.
Recursos
Municípios terão de definir fatia de contribuição para a Região Metropolitana da Serra Gaúcha
Caxias do Sul formalizou na manhã desta sexta-feira adesão ao conglomerado
Flavia Noal
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project