Os eleitores de todo o país têm até o dia 6 de maio para realizar o recadastramento biométrico para estar aptos para votar na eleição de 4 de outubro. Em Caxias do Sul, 25.491 pessoas estão com o título cancelado neste momento por não terem realizado o recadastramento que finalizou em março de 2016. O número foi atualizado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RS) ontem.
No município, 48 mil eleitores tiveram o título eleitoral cancelado em 2016 porque não comparecerem para realizar o recadastramento naquele ano. Em agosto do ano passado, 27.576 eleitores permaneciam com o documento cancelado. Isto é, gradativamente, quem não fez o cadastramento em 2016 está comparecendo ao cartório para regularizar sua situação eleitoral. Para quem perder o novo prazo, o cartório voltará a fazer esse procedimento somente a partir de novembro.
O Cartório Eleitoral de Caxias tem capacidade de atendimento de 500 pessoas por dia, mas, neste período do ano, está atendendo em média a 100 eleitores. Porém, atualmente o serviço mais procurado é a confecção do primeiro título de eleitor.
O chefe de cartório da 16ª Zona Eleitoral, Marcelo Reginatto, esclarece que somente os eleitores que não realizaram o recadastramento em 2016 precisam regularizar a situação. Ele disse ainda que a procura pelos serviços cartoriais normalmente aumenta no mês de janeiro devido ao período de férias.
No início da tarde de ontem, o movimento era tranquilo no cartório. As pessoas retiravam sua senha e em menos de um minuto eram chamados para dar início ao atendimento.
Segundo Reginatto, a alternativa para quem quiser fugir do pico de atendimento é comparecer no cartório após as 16h30min ou 17h. Outra opção é o agendamento pelo site do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS).
– As pessoas deixam para resolver as pendências eleitorais na última semana antes do prazo final. Quem procurar o cartório agora não vai pegar fila.
Na tarde de ontem, o montador de móveis José Valmir da Costa Monteiro, 38 anos, aproveitou um momento de folga no trabalho para transferir o título de eleitor de Santiago para Caxias. Ele ainda aproveitou para realizar o recadastramento biométrico.
– Estou na cidade faz um ano, mas não tenho muito tempo. É necessário, e o tempo ajudou – disse ele.
O adolescente Eric Zimmer Borges, 16, também aproveitou a tarde da quarta-feira para confeccionar seu primeiro título de eleitor e realizar o cadastramento. Mesmo sem ter obrigatoriedade de votar em outubro, ele conta que decidiu tirar o título para participar da próxima eleição.
– Meus pais pediram, mas fiz por minha escolha. Acho importante ir atrás dos nossos direitos. Ainda não tenho nenhum candidato, mas vou estudar a fundo para decidir. Quero poder decidir sobre o futuro do nosso município, do Estado e do país – disse o estudante do primeiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual João Triches.
COMO FAZER
Cartório Eleitoral de Caxias do Sul
:: Rua Garibaldi, 596, telefone: (54) 3214-1146.
Atendimento até o dia 28 de fevereiro
:: Segunda a quinta-feira, das 13 às 19h.
:: Sexta-feira, das 9h às 15h..
Atendimento a partir de 2 de março
:: Segunda a sexta, das 12h às 19h.
Agendamento
:: Pelo site no TRE (www.tre-rs.jus.br).
:: Quem não realizou o recadastramento não precisa pagar multa.
:: O eleitor que justificou o voto não precisa pagar multa.
:: Para o eleitor que não votou e não justificou, o valor da multa é de R$ 3,51 por eleição.
Leia também:
CCs de Daniel Guerra devem cerca de R$ 67 mil à prefeitura de Caxias
Esposa de ex-vereador de Caxias do Sul é demitida da Codeca
Frente de centro-esquerda discute futuro de Caxias do Sul
Ex-rainha da Festa da Uva segue CC e agora está lotada no gabinete do prefeito de Caxias