Os impactos da iminente vinda de delegações presidenciais a Bento Gonçalves já são perceptíveis na rotina e na paisagem do Vale dos Vinhedos. As reuniões técnicas voltadas a assuntos do bloco devem começar efetivamente na terça-feira (3). A própria administração do Hotel Spa do Vinho, onde acontece a cúpula, confirmou que o centro de eventos não está previsto para ser usado nesta segunda.
Por enquanto, no entanto, são realizados os últimos treinamentos e ajustes no esquema de segurança e na dinâmica dos trabalhos dos próximos três dias de evento. No caminho para o Spa do Vinho, o Pioneiro presenciou o momento de treinamento de militares do exército e policiais do Batalhão de Choque próximo a um dos trevos de acesso ao local do evento, cujo trecho será bloqueado na quarta e quinta-feira.
Em razão dos preparativos, o trânsito do local ficou parado por cerca de 30 minutos. O trantorno momentâneo, contudo, não incomodou moradores da região e trabalhadores que estavam em deslocamento no momento.
— Sendo bem sincero, achoa té legal. Para a nossa região, onde nunca aconteceu evento grande assim, é um privilégio vir tanto presidente para cá. Dá visibilidade para nossa cidade, para a nossa economia — destacou o pedreiro Valdemir Pilz, morador de Bento.
— Nunca tinha visto uma movimentação dessa. Achei bem interessante. É uma boa para Bento trazer esse evento — comentou o calceteiro Paulo do Nascimento.
A movimentação no Spa do Vinho ainda ainda é bastante calma. Há bastante circulação de integrantes do governo federal e especialmente agentes de segurança.
Nesta semana, os serviços do hotel estão todos reservados para a programação da cúpula.
Leia mais
Comitivas presidenciais desembarcam na Serra na próxima semana para encontro do Mercosul
Presidentes farão plantio de vinhas do Mercosul em Bento Gonçalves
A assessoria de comunicação do Itamaraty deve divulgar informações concretas das atividades ainda nesta segunda. Na última semana, no entanto, o governo federal adiantou que para esta segunda-feira estavam previstas reuniões de caráter técnico e preparatório. Já na quarta-feira está previsto, na qual participam os ministros de Economia, Relações Exteriores e presidentes dos bancos centrais dos quatro países associados do Mercosul: Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Paulo Guedes, um dos principais nomes do governo federal já está confirmado.
Na quinta-feira, por fim, ocorre o encontro dos presidentes. A reunião deve acontecer pela manhã e deve ter pouca duração.
Confirmaram presença o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, que é o presidente rotativo do bloco atualmente, Mario Abdo, presidente do Paraguai, Mauricio Macri, da Argentina e a vice-presidente do Uruguai Lucia Topolanski.
Leia também
Câmara de Caxias vota projeto que transforma bancas de revistas e jornais em patrimônio cultural imaterial
Declaração expõe mal-estar entre governos Daniel Guerra e Eduardo Leite
Ex-vice-prefeito de Caxias deve denunciar procuradora-geral do município no MP e na OAB
Vereador pede demissão de procuradora-geral do município de Caxias