Com a saída do presidente da Câmara, vereador Flavio Cassina (PTB), a 1ª vice-presidente da Mesa Diretora da Casa, vereadora Paula Ioris (PSDB) foi empossada como presidente do Legislativo na manhã de sexta-feira. A transmissão do cargo ocorreu a portas fechadas. Paula fica no cargo até o dia 1º de janeiro de 2020 e presidirá a Câmara por 10 dias.
Participaram do ato os demais integrantes da Mesa, vereadores Alberto Meneguzzi (PSB), Edson da Rosa (MDB) e Ricardo Daneluz (PDT).
No dia 2 de janeiro, às 16h, em cerimônia no plenário, será empossada a Mesa Diretora para a legislatura de 2020, que será presidida pelo vereador Ricardo Daneluz (PDT).
Ontem à tarde, em entrevista coletiva, Paula explicou como o Legislativo vai conduzir a realização da eleição indireta para a prefeitura. A primeira medida será a criação de uma comissão eleitoral para definir as regras do pleito. A Câmara tem um prazo de 30 dias para organizar a eleição indireta e pretende buscar auxílio da Justiça Eleitoral para definir as regras. A presidente da Câmara disse que as únicas certezas são de que a votação será realizada pelos 23 vereadores, e que serão eleitos prefeito e vice-prefeito. No final do ano passado, o então vice-prefeito Ricardo Fabris de Abreu renunciou ao cargo devido ao isolamento da administração conduzida por Guerra.
Uma das questões que precisa ser esclarecida é quem pode concorrer. A dúvida é se somente os vereadores podem disputar ou se pode ser qualquer eleitor caxiense. Também precisa ser definida a data para a eleição e o prazo para as inscrições.
– A data vai depender da organização desse rito. Temos que fazer da forma mais correta possível – comentou Paula.