O Sistema de Informações Geográficas de Caxias do Sul (GeoCaxias), que fica disponível no site da prefeitura de Caxias do Sul, não mostrará as informações do novo Plano Diretor Municipal, promulgado pela Câmara de Vereadores, na terça-feira (19). O Executivo diz que o sistema não permite as atualizações do novo Plano, pois "não consegue traduzir as inconsistências do documento". Até esta quinta-feira (21), o sistema disponibilizava o antigo Plano Diretor.
Leia mais:
Presidente da Câmara promulga Plano Diretor de Caxias
Câmara de Vereadores derruba veto total do prefeito de Caxias do Sul do Plano Diretor
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul aprova sua versão do Plano Diretor
O software do GeoCaxias é o ARCGIS (Sistema de Gestão de Plataforma de Mapeamento e Informações Territoriais), um dos mais avançados no segmento. Segundo a prefeitura, os sistemas desse tipo destacam as informações divergentes, gerando visualizações equivocadas ao usuário e conflitos de interpretação devido à sobreposição de zoneamentos diferentes. Acrescenta que os anexos conflitantes trazem camadas de informações com duplicidade e divergências no regramento. Desta forma, a partir de agora, quem acessar o sistema não poderá ver as novas diretrizes do Plano recém revisto e aprovado.
O GeoCaxias é utilizado, principalmente, para pré-análise de investimentos por corretores de imóveis e para elaboração de projetos por empresas e profissionais da área de engenharia. O meio acadêmico também utiliza a ferramenta para pesquisas, além da população que usa para consultas.
_ Isso retardará o processo de análise de viabilidade de investimentos e prejudicará a capacidade de tomada de decisão de profissionais e empresas, uma vez que a população perde o acesso a essas informações em uma ferramenta robusta e prática. O processo ficará muito mais burocrático, manual e poderá até mesmo afastar investimentos externos e internos, atrasando o desenvolvimento da cidade. É um retrocesso para o município, mas estamos de mãos atadas após a promulgação da nova lei _ afirmou o secretário do Planejamento, Fernando Mondadori.
Agora, sem o Plano Diretor no sistema, a alternativa é buscar o projeto físico, anexos e mapas do novo documento na internet. Os demais serviços seguem disponíveis no GeoCaxias.
O GEOCAXIAS
:: O sistema, disponível no site da prefeitura, traz diversos mapas públicos da cidade, que mostram imagens aéreas captadas desde 1955.
:: É possível consultar nomes oficiais de ruas, número de lotes e quadras, e limites dos bairros e das áreas urbana e rural.
:: A consulta aos mapas é pública e gratuita e fica disponível na página inicial do site da prefeitura, em Serviços mais Procurados, no link GeoCaxias.
Leia também:
Justiça determina suspensão de cassação de vereador de Farroupilha
Prefeitura de Caxias pede autorização de empréstimo para desapropriações do Aeroporto Regional da Serra Gaúcha
Câmara de Caxias do Sul deve convocar secretário municipal dos Transportes