O prefeito de Caxias do Sul Daniel Guerra (Republicanos) participou na tarde desta quarta-feira (2) da inauguração do restauro do Monumento à Itália, popularmente conhecido como "bota". A obra danificada em um acidente de trânsito retornou para a Praça João Pessoa, no bairro São Pelegrino, depois de dois anos. O valor do restauro é de R$ 14,2 mil.
Após sucessivas viagens, Guerra retornou a cumprir agendas na cidade. Na terça (1º), participou da abertura da Mercopar. A inauguração do restauro da "bota", o primeiro evento realizado em local público, estava cercado de cuidados do staff do chefe do Executivo. Havia o receio de que ele fosse criticado pela população. Para mostrar naturalidade, Guerra procurou descontrair o ambiente e cantou duas músicas com o Coral São Braz, antes do início da cerimônia e depois de encerrado o ato.
O Executivo entregou ainda quatro novas ambulâncias para o Samu. Durante seu discurso, Guerra fez um agradecimento ao presidente Jair Bolsonaro (PSL), que garantiu a entrega das ambulâncias e a renovação completa dos veículos do Samu. A manifestação do prefeito é uma nítida tentativa de aproximação do governo municipal com o presidente e o PSL local. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, os veículos foram doados pelo Ministério da Saúde, e custam cerca de R$ 200 mil, cada uma.
— É a renovação completa com recursos do município, mas também quero agradecer o Governo Bolsonaro que teve a sensibilidade através do Ministério da Saúde em acolher a nossa demanda — disse Guerra.