O governador do Estado, Eduardo Leite, sancionou na manhã desta quarta-feira (2), o projeto de lei que institui o programa Farmácia Solidária no Rio Grande do Sul. A autora é a deputada Fran Somensi (Republicanos).
Leia mais:
Assembleia aprova projeto para reaproveitamento e distribuição gratuita de medicamentos no RS
O projeto coordena o reaproveitamento e distribuição gratuita de medicamentos, e ainda reduz o desperdício, evita intoxicações medicamentosas e protege o meio ambiente do impacto causado pelos resíduos descartados de forma incorreta.
A lei mantém os mesmos princípios do projeto que já funciona em Farroupilha há quatro anos. O projeto recebe doações de medicamentos da própria comunidade, amostras grátis de consultórios médicos e de distribuidoras de medicamentos. Com pontos de coleta distribuídos em postos de saúde, Câmara de Vereadores e entidades parceiras, os medicamentos são coletados semanalmente e levados à sede do projeto, onde passam por uma triagem técnica rigorosa, feita, estritamente, por farmacêuticos.
Após a triagem, os medicamentos em condições de uso vão para as prateleiras para serem distribuídos gratuitamente à comunidade, mediante receita médica. Os medicamentos vencidos são enviados para o descarte correto, que fica sob a responsabilidade da Secretaria do Meio Ambiente do município.
O projeto da Farmácia Solidária em Farroupilha, já beneficiou mais de 12 mil pessoas, gerando uma economia de R$ 1,7 milhões para a população, municípios e para o Estado. Além disso, mais de duas toneladas de medicamentos vencidos foram descartados corretamente, evitando a contaminação do solo, do ar e da água.
_ O medicamento não pode ser descartado no lixo comum ou no vaso sanitário. Um quilo de medicamento descartado de forma incorreta pode contaminar até 450 mil litros de água, e quando falo em água, me refiro a água que bebemos. Isso é um problema sério de saúde pública _ enfatiza a deputada.
Leite elogiou a iniciativa da parlamentar:
_ A deputada Fran traz para vida pública essa contribuição técnica, como farmacêutica que é, reduzindo o desperdício e ajudando quem precisa. Agora com esse projeto vamos trabalhar, ainda com mais afinco nesse desafio que é suprir as necessidades da nossa população por meio da assistência farmacêutica", finaliza.
Leia também:
Conseplan opina sobre substitutivo do Plano Diretor de Caxias do Sul
Governador Eduardo Leite cumpre agenda na Serra nesta quinta-feira
Prefeito de Caxias do Sul inaugura restauro de monumento e canta "Mérica Mérica"
Secretário de Saúde de Caxias provoca e diz que aguarda laudo da Câmara após visita de vereadores à UPA Central