O deputado estadual Neri, o Carteiro (Solidariedade) protocolou na Assembleia Legislativa projeto de lei que busca tornar relevante interesse cultural estadual o modo de fazer queijo artesanal serrano. A intenção é valorizar e preservar o trabalho de muitas famílias da Serra que mantêm essa tradição.
Segundo Neri, o pedido é de entidades envolvidas com a agricultura e a pecuária, e que trabalham na valorização das famílias agricultoras que seguem nessa atividade.
— Acreditamos que o Estado dará importante passo para a preservação dessa cultura, criando condições para o posterior reconhecimento oficial no Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico estadual e nacional — diz Neri.
O diferencial do queijo artesanal serrano é o fato de ele ser feito com leite cru, sem passar por processos de pasteurização. No Rio Grande do Sul, informa o deputado, os maiores produtores são Bom Jesus, Jaquirana, São José dos Ausentes, São Francisco de Paula e Cambará do Sul. Acrescentam-se os municípios de André da Rocha, Caxias do Sul, Muitos Capões, Monte Alegre dos Campos, Esmeralda, Pinhal da Serra, Lagoa Vermelha, Capão Bonito do Sul, Campestre da Serra, Ipê e Vacaria.
A proposta agora tramitará nas comissões da Assembleia Legislativa.
Leia também
"Inconcebível", diz OAB Caxias sobre procuradora-geral defender Daniel Guerra no processo de impeachment
Garantido empenho de R$ 3 milhões para projeto do aeroporto de Vila Oliva, em Caxias do Sul
Câmara de Caxias aprova projeto que transforma em lei bênção dos freis capuchinhos na Praça Dante
Procuradora-geral do município fará a defesa de Daniel Guerra no processo de impeachment