Concluído desde julho, mas ainda fechado ao público, o Parque das Araucárias, em Caxias do Sul, ganhará um espaço multiúso e um tanque para batismo. A previsão é que a ordem de início para as novas obras, que serão realizadas pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), seja assinada ainda nesta semana. A área de lazer fica no entorno do Complexo Dal Bó, em frente ao Jardim Botânico, no bairro Nossa Senhora do Rosário.
Leia mais:
Antes mesmo de abrir ao público, Parque das Araucárias é alvo de vândalos em Caxias
Após dois anos de obras, Parque das Araucárias, em Caxias, será entregue no início de 2019
Conforme o diretor de Planejamento Integrado do Samae, Gerson Panarotto, a implantação de uma área para a realização de batizados atende a uma solicitação de igrejas que realizam cerimônias do tipo com imersão dos fiéis. A autarquia recebe pelo menos três pedidos ao ano para a utilização da barragem.
Um espaço para atividades do tipo estava previsto no projeto original do parque, elaborado em 2015. A ideia era criar uma rampa com acesso ao lago da barragem São Pedro. No início de 2017, porém, durante a construção da área de lazer, o chamado batistério foi removido do projeto, juntamente com outros itens. O motivo foi a redução de custos, já que havia necessidade de movimentar grande quantidade de terra, além da localização às margens do lago não ser considerada a ideal.
– Se entendeu que não era o local mais adequado até por questões de segurança das pessoas que usariam. O Samae já teve demandas de igrejas para realizar batizados no lago, mas é inseguro – explica Panarotto.
Após a remodelação do projeto, o Samae decidiu construir o batistério em um ponto afastado do lago, próximo ao estacionamento e ao portão de acesso ao parque. Dessa forma, o tanque terá formato circular, com três metros de diâmetro, 1,5 metro de profundidade e capacidade para três mil litros. A água utilizada será da própria rede pública, e o reservatório será esvaziado após as cerimônias. Se a realização de batizados for frequente, porém, se avalia implantar um sistema de filtragem e reutilização da água, semelhante à de piscinas. As atividades precisarão ser agendadas junto à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), que vai administrar o parque.
O espaço multiúso, que não estava previsto originalmente, será construído ao lado do tanque de batismo. A estrutura terá palco, cobertura e banheiros e, embora tenha sido pensado para servir de palco às cerimônias de batizado, também poderá ser utilizada para outros eventos e apresentações.
A construção do batistério e do espaço multiúso tem custo previsto de R$ 282,4 mil. A expectativa é de que as obras estejam concluídas até o fim do ano. De acordo com Panarotto, não se descarta construir no futuro outros itens retirados do projeto original, mas não há mais nenhum encaminhado neste momento.
Sem data de inauguração
A implantação de novas estruturas no Parque das Araucárias ocorre antes mesmo que a população possa usufruir daquilo que já foi concluído. Apesar disso, a secretária do Meio Ambiente, Patrícia Rasia, disse que a inauguração não depende da conclusão das novas obras.
Sem dizer os motivos pelos quais a área de lazer ainda não foi aberta, a secretária informou que a população terá acesso ao parque ainda neste ano, mas que a data ainda não está definida. Em junho, os bebedouros e o parque infantil chegaram a ser depredados.
Leia também:
"Evidente que o partido vai insistir", diz presidente do MDB sobre Sartori concorrer à prefeitura de Caxias
Prefeito de Caxias do Sul ficará fora da cidade essa semana
Vereadores protocolam projetos para suspender decreto da prefeitura que exige autorização para uso de espaços públicos em Caxias do Sul