Com o olhar nas eleições de 2020, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) de Caxias do Sul elegeu, neste sábado (24), a nova executiva da sigla na cidade. O ex-vereador e ex-secretário Ari Dallegrave foi eleito presidente do diretório para os próximos dois anos. Caberá a ele conduzir a sigla na tentativa de retomar o comando da prefeitura - que esteve com o MDB pela última vez entre 2005 e 2012, com José Ivo Sartori como prefeito (entre 2013 e 2016, MDB foi vice do PDT).
Dallegrave presidia o MDB em 2016, e se licenciou do comando do partido pouco antes das eleições porque era contrário a indicar um nome para vice na dobradinha com o PDT. Ele reassumiu o partido em dezembro daquele ano, antes de entregar o cargo para o seu sucessor, o vereador Paulo Périco. É a quinta vez que Ari presidirá a sigla na cidade. O deputado estadual Carlos Búrigo é o primeiro vice-presidente e o vereador Felipe Gremelmaier é o segundo. Os filiados também escolheram os novos presidentes do MDB Mulher, a ex-vereadora Daiane Mello e Gusthavo Vieira da Juventude do MDB.
Leia mais
"Hoje faço parte dos 12 milhões de desempregados do Brasil", afirma ex-deputado federal Mauro Pereira na convenção do MDB em Caxias
MDB de Caxias do Sul realiza eleição neste sábado
Os quatro vereadores Paulo Périco, Gladis Frizzo, Felipe Gremelmaier e Edson da Rosa ficaram de fora da disputa porque são candidatos à reeleição. Diversas lideranças tradicionais da sigla também estiveram presentes no evento, como ex-vereadores e ex-secretários municipais. Entre eles, os ex-deputados federal Mauro Pereira e estadual Maria Helena Sartori. A figura política mais esperada era sem dúvida o ex-governador do RS e ex-prefeito de Caxias, José Ivo Sartori. Ele chegou por volta das 11h30min, mas não quis conceder entrevista à imprensa.
O vereador Paulo Périco enalteceu a presença de lideranças de outros partidos na convenção e defendeu a união de siglas nas próximas eleições para buscar a prefeitura. Ao se despedir do cargo, Périco falou sobre a importância do respeito nas discussões para construção do partido:
_ É através do debate das ideias que se chega a um denominador comum. Buscamos formar cada vez mais uma unidade no partido e fortalecê-lo. O Ari Dallegrave volta à presidência com apoio de todo o partido, o que mostra nossa unidade_destaca.
O novo presidente declarou que o MDB tem o desafio de resgatar à sociedade caxiense a essência da administração de José Ivo Sartori.
_ Agradeço pelo grande número de partidos que estiveram aqui hoje. É uma sinalização do que temos pela frente, que é a unidade de construir uma grande vitória em 2020 _ afirmou Ari Dallegrave.
De olho em 2020
As eleições de 2020 já movimentam os bastidores da política caxiense. No MBD, não é diferente. Ao serem questionados sobre a possibilidade de Sartori concorrer, as lideranças desconversam, mas com um sorriso no rosto, que demostra a preferência dos integrantes do partido e das demais siglas pelo nome do ex-governador para voltar a disputar a prefeitura de Caxias. O nome do deputado Carlos Búrigo também é cotado para concorrer ao executivo caxiense.
Apoio de lideranças da cidade
Líderes políticos e representantes de outros partidos prestigiaram o encontro. Entre eles, o presidente do PTB caxiense, Gilberto Meletti, o vereador Adiló Didomênico e o integrante da Juventude do partido Mauricio Adamatti. O presidente do PP Ricardo Golin e o tesoureiro da sigla Eduardo Gasparini também passaram pela sede do MDB Caxias neste sábado. O ex-vice-prefeito, ex-vereador e ex-deputado estadual Francisco de Assis Spiandorello (DEM) compareceu a convenção para prestar apoio aos emedebistas. Os presidentes do PDT Caxias, Mauricio Flores e do Solidariedade, Márcio Amaral, do PSDB, Ozório Rocha e do PSD, vereador Kiko Girardi e do PCdoB, Paulo Freitas também estiverem no evento. A vereadora Paula Ioris (PSDB) também compareceu à convenção.
Confira a lista completa da Executiva eleita:
Presidente: Ari Dallegrave
1º Vice: Carlos Búrigo
2º Vice: Felipe Gremelmaier
Secretária-geral: Daiane Mello
Secretário-adjunto: Gustavo Vieira
Tesoureiro: Milton Balbinotti
Leia também
Curso preparatório gratuito para o Enem abre inscrições em Farroupilha
Polícia investiga possibilidade de latrocínio em caso de homem morto a facadas em Caxias do Sul