A inauguração da unidade básica de saúde (UBS) do Cristo Redentor, em Caxias do Sul, na tarde desta sexta-feira (14) foi constrangedora. O tumulto começou quando o secretário da Saúde, Júlio César Freitas da Rosa, discursava. Ele aproveitou a oportunidade para falar sobre críticas que ele e o prefeito Daniel Guerra (PRB) têm sofrido.
Júlio contava sobre a escolha em não se ausentar da administração, mesmo de férias, quando foi interrompido por uma mulher.
— É para contar história ou inaugurar UBS? — gritou ela.
O secretário continuou, dizendo então que iria falar sobre a história do prédio do postinho:
— Quando assumimos a administração, esse prédio estava em construção.
A mulher, Vera Lúcia Rech, mãe do vereador Rafael Bueno (PDT), gritou mais uma vez:
— Prontinho!
Júlio tentou continuar, mas houve vaias e gritos de "mentiroso". Algumas pessoas comentavam que era preciso tirá-la (a mulher) dali. Um guarda municipal se aproximou e o secretário encerrou o discurso, passando a palavra ao prefeito.
> Veja o vídeo da discussão com o secretário da Saúde:
Mesmo com o clima tumultuado, Guerra discursou. Ele começou dizendo que, antes da atual administração, não se inaugurava nenhuma UBS há sete anos. Alguém no público gritou:
— Mais uma mentira.
Em 2014, ou seja, há cinco anos, duas unidades básicas de saúde foram entregues à comunidade, no Campos da Serra e no Diamantino. A atual gestão inaugurou três: Reolon, São Vicente e, agora, Cristo Redentor — a construção iniciou ainda no governo passado. A prefeitura deve entregar mais três até o final da gestão.
— Vai ser de uma forma séria, responsável, que seja não como foi feita, porque construir parede é fácil. Custa só R$ 1 milhão. Manter, abrir, isso requer gestão e seriedade — alfinetou.
O prefeito também enalteceu o trabalho do secretário Júlio, que começou o governo como chefe de Gabinete e assumiu a Saúde no ano passado. Além disso, destacou que a abertura de novas UBSs é uma obrigação do poder público.
— Quero agradecer à sua aguerrida forma de trabalho, de vencer desafios, saber tolerar e compreender as histerias politiqueiras, ainda mais que se avizinha um pleito eleitoral que sequer ainda o anterior foi digerido por uma pequena parte e que nós temos de continuar focados em fazer, em transformar, em entregar os compromissos, porque isso é nossa obrigação. Não temos mérito nenhum por estar entregando três novas UBSs a pleno funcionamento em dois anos e meio de governo. Isso é nossa obrigação.
O vereador Rafael Bueno (PDT), que acompanhava a solenidade, gritou "Ministério Público, Justiça", se referindo às cobranças que o Ministério Público fez para que a UBS, pronta desde o final da gestão passada, entrasse em funcionamento.
A cerimônia encerrou com um tour do prefeitos e dos secretários pela nova UBS.
> Veja o vídeo do discurso do prefeito Daniel Guerra: