O secretário da Saúde de Caxias do Sul, Júlio César Freitas, registrou ocorrência policial nesta segunda-feira (18) contra a mãe do vereador Rafael Bueno (PDT), Vera Lúcia Rech, que teria chamado o titular da pasta de "mentiroso" durante inauguração da unidade básica de saúde do bairro Cristo Redentor, na última sexta-feira (14). No boletim de ocorrência, Freitas afirma que Vera começou a tumultuar o evento e foi necessária a intervenção da Guarda Municipal para "garantir a integridade física' do secretário. O prefeito Daniel Guerra (PRB) é uma das testemunhas citadas no registro policial.
Leia mais
Secretário da Saúde de Caxias registra ocorrência na polícia contra a mãe de vereador
VÍDEO: Inauguração da UBS do Cristo Redentor, em Caxias, é tumultuada
Inauguração da UBS Cristo Redentor, em Caxias, vira confronto político
Vera Lúcia Rech nega que tenha ocorrido qualquer tentativa de praticar alguma agressão contra o secretário. Ela diz que se irritou com o discurso de Guerra e de Freitas, porque teriam passado informações inverídicas à população durante as suas manifestações.
— Não me contive diante de tantas inverdades. Ele afirmou que fazia sete anos que a prefeitura não inaugurava um posto de saúde no município, o que é uma mentira. Não tentei agredir ninguém, apenas me manifestei. Diante de tantas mentiras, eu não pude me calar — afirma Vera.
Segundo ela, Freitas estava acompanhado de diversos integrantes de cargos em comissão (CCs) da prefeitura que teriam sido chamados ao evento para engrossar a plateia e saudar o prefeito. O intuito, segundo Vera, foi de abafar eventuais polêmicas com a comunidade, que poderia se mostrar insatisfeita com o fato de a unidade de saúde demorar dois anos e meio para ser inaugurada, mesmo estando com a estrutura pronta. A UBS entrou em operação somente após a promotora do Ministério Público (MP) Adriana Chesani notificar a prefeitura para que o posto fosse aberto, em abril deste ano.
— Tinha CCs e secretários por lá que deveriam estar trabalhando. Eles são pagos para trabalhar e não ficar aplaudindo o prefeito. A mesma coisa com relação à Guarda Municipal, que estava em peso por lá quando deveria estar cuidando dos ambientes públicos _ argumenta Vera.
As obras das UBSs dos bairros Reolon, São Vicente e Cristo Redentor estavam prontos desde o primeiro semestre de 2017. Antes disso, na administração anterior, foram abertos os postos dos bairros Campos da Serra, em maio de 2014, e Diamantino, em setembro do mesmo ano.
A reportagem entrou em contato com o secretário da Saúde, Júlio César Freitas e até as 15h20min desta quarta (19) aguarda uma resposta.
“É um incompetente e medíocre”, diz vereador Rafael Bueno
O vereador Rafael Bueno (PDT) fez coro às críticas da mãe com relação à postura do secretário de saúde de Caxias no evento. O parlamentar, que foi autor de pelo menos um pedido de investigação sobre a demora de dois anos e meio na entrega da unidade do bairro Cristo Redentor, avalia a gestão do secretário como "medíocre e incompetente”.
— Minha mãe é conhecedora da realidade, usuária do SUS, e sabe que ele queria pregar uma mentira para a população. É um mentiroso, medíocre e incompetente. Ele podia cuidar da crise na saúde ao invés de ficar registrando boletim de ocorrência. O que tinha naquela inauguração eram todos os pelegos, puxa-sacos e sanguessugas que estão mamando na teta do governo, cargos de confiança que ficam aplaudindo o bobo da corte – disparou.