Em assembleia realizada na manhã deste sábado (22), o vereador de Farroupilha Raul Herpich (PDT) foi destituído da presidência da cooperativa habitacional Meu Pedaço de Chão. Com o afastamento de Herpich definido pelos associados, foi criada uma comissão provisória para comandar a unidade pelos próximos 30 dias. Uma nova eleição para a diretoria será realizada em julho, com as chapas podendo ser registradas até o próximo dia 8.
- A assembleia teve mais de 200 participantes e a aprovação do afastamento foi por unanimidade - destaca Clonir Worm, um dos integrantes da comissão provisória.
Herpich é investigado pelo Ministério Público Estadual (MP-RS) pelo suposto desvio de R$ 1,1 milhão das cooperativas Meu Pedaço de Chão e Terra Nossa. No caso da Terra Nossa, os associados estão recolhendo assinaturas para solicitar o afastamento de Herpich da presidência. Segundo o associado Ademir Black, que lidera o processo, são necessários 700 avais de cooperativados em dia e no momento já foram obtidos 360.
Leia mais:
Cassação de vereador acusado de desvio em Farroupilha dependerá da Câmara
MP sugere mobilização de associados lesados em desvios supostamente praticados por vereador de Farroupilha
A decisão dos cooperativados da Meu Pedaço de Chão foi tomada três dias após o MP cumprir quatro mandados de busca e apreensão para investigar Herpich. As buscas foram feitas na própria residência do parlamentar, nos escritórios das duas cooperativas e no gabinete do Legislativo. A ação também cumpriu ordem judicial de sequestro de bens e valores do investigado e seus familiares, como contas bancárias, cinco automóveis, dois apartamentos e quatro box de garagens.
O Ministério Público apura desde 2014 suposta apropriação indevida, por parte do vereador, de montantes desviados de depósitos e pagamentos em boleto feitos pelos cooperativados para a compra de lotes. As duas cooperativas chegaram a ter 5,7 mil associados, sendo que cada um pagava R$ 100 mensais como parte de cota para receber um terreno.