O vereador Raul Herpich (PDT) comunicou à Câmara Municipal de Farroupilha que não vai participar das duas sessões deste semana. Na manhã desta segunda-feita, ele esteve na Câmara e informou verbalmente sua ausência ao secretário executivo do Legislativo, Duilus Pigozzi. Segundo a assessoria de imprensa da Câmara, Herpich deverá oficializar uma licença-saúde para justificar as ausências nas sessões de segunda e terça.
Leia mais:
Operação sequestra bens de vereador suspeito de desviar R$ 1,1 milhão em Farroupilha
MP sugere mobilização de associados lesados em desvios supostamente praticados por vereador de Farroupilha
Cooperativa habitacional de Farroupilha destitui vereador da presidência
O Ministério Público (MP) de Farroupilha diz que Herpich é suspeito de desviar pelo menos R$ 1,1 milhão das Cooperativas Habitacionais Terra Nostra e Meu Pedaço de Chão. Ele era presidente das cooperativas habitacionais, mas uma assembleia realizada no sábado o destituiu do cargo na cooperativa Meu Pedaço de Chão.
A primeira ausência do vereador ocorreu nesta segunda, durante a sessão solene Estudante Destaque, que premiou a dedicação dos alunos em sala de aula.
O clima entre os vereadores é de constrangimento. O PDT de Farroupilha deverá sugerir que o vereador saia de licença durante o período de investigação do caso. O prefeito Claiton Gonçalves (PDT) reconhece que a decisão é pessoal, mas também defende o afastamento de Herpich.
_ Não vou comentar a vida privada do vereador. A vida pública exige lisura e acho que ele tem que sair de cena _ disse o prefeito.
Caso Herpich, que é primeiro suplente, permaneça como vereador, o Executivo municipal cogita a saída do secretário de Esporte, Lazer e Juventude Sedinei Catafesta (PSD) e seu retorno ao Legislativo.
O presidente do Legislativo, vereador Sandro Trevisan (PSB), adota um tom de cautela e afirma que a Procuradoria da Casa, com o auxílio de assessoria jurídica externa, seguirá à risca o regimento interno.
Ele diz que a assessoria jurídica está analisando uma possível quebra de decoro parlamentar. Caso seja confirmado este encaminhamento, haverá abertura de investigação na Comissão de Ética da Câmara.
Até agora, Herpich não se pronunciou sobre a investifação do MP, detalhada semana passada.
Leia também:
Para Bibo Nunes trabalho de Onyx Lorenzoni foi "bem fraco e merecia ser trocado"
Diálogo com a prefeitura, desafio da direção da UAB de Caxias do Sul
O roteiro turístico da família Bolsonaro na Serra Gaúcha