A nomeação da ex-secretária do Esporte e Lazer de Caxias do Sul, Marcia Rohr da Cruz, como diretora-geral da pasta repercutiu negativamente na manhã desta terça-feira (7), durante a sessão da Câmara Municipal. O retorno de Marcia foi anunciado no início da noite de segunda-feira (6) pela assessoria de imprensa da prefeitura.
Em julho de 2017, vazou uma gravação em que Marcia ameaçava pedir a extinção do Fiesporte e chamava o programa de financiamento de "imundícia". Com a notícia publicada, a permanência no cargo na época ficou insustentável e Márcia pediu exoneração.
Leia mais
Opinião: qual é o clima para o retorno de Márcia Rohr à Secretaria de Esporte e Lazer?
Secretária que deixou cargo após vazamento de áudio volta ao comando do esporte em Caxias
Em áudio vazado, secretária de esporte de Caxias do Sul fala sobre o Fiesporte: "Corta essa imundícia"
Ex-secretários de Esporte e Lazer de Caxias avaliam transformação da secretaria em departamento
As manifestações nesta terça-feira iniciaram com o vereador Alberto Meneguzzi (PSB) em seu grande expediente. Ele contou que ficou estarrecido quando recebeu a informação do retorno de Márcia.
— Pensei que era fake news. Essa nomeação é o legítimo passo para trás. É o início do fim do Governo Guerra. A nomeação é um deboche, uma afronta, uma ofensa, uma humilhação a todos os desportistas de Caxias do Sul.
Para o socialista, a ex-secretária se excedeu no confronto com os desportistas da cidade que recebiam verba pública para custear programas de esporte.
— Ela abusou do cargo e deu a entender que muitos desportistas, por um ou outro erro da prestação de contas, era intencional e que havia desvio de recursos ou que eram criminosos. É inadmissível que volte ao cargo público. A nomeação é um desrespeito com todos os ex-secretários.
Meneguzzi questionou a isenção da seleção de projetos do Fiesporte com o retorno de Marcia na direção da secretaria do Esporte.
O líder do governo Elisandro Fiuza (PRB) não comentou publicamente sobre o retorno da ex-secretária. Coube ao vereador Renato Nunes (PR) fazer a defesa do governo municipal e reconhecer o erro de Marcia.
— Quanto à ex-secretária, ela errou, foi infeliz em uma palavra e uma colocação. Ela pagou o preço e perdeu o emprego. Rolou a cabeça. Errou realmente. Mas, pergunto, quem nunca errou? — disse Nunes.
Outras manifestações:
“O prefeito desrespeita seu primeiro escalão. Lamento profundamente o desfecho que está sendo dado para uma secretaria tão importante.” Adiló Didomenico (PTB)
“O professor Paulo Gedoz (ex-secretário do Esporte) com todo o seu conhecimento e prestígio foi usado por essa administração e jogado fora, e a imundícia voltou.” Elói Frizzo (PSB)
“Há uma indignação dos desportistas. Ontem à noite foi dado o cartão vermelho para os desportistas de Caxias do Sul.” Felipe Gremelmaier (MDB)
“Essa decisão veio para coroar com a decisão do governo em acabar com a secretaria de Esportes. Não me surpreenderia que ela já estivesse participando das reuniões para a extinção da secretaria. Essa prefeitura quer acabar com a alegria dessa cidade.” Denise Pessôa (PT)
“Ou o prefeito resgatou o currículo dela lá dos cafundó do lixo e só sobrou ela, ou realmente não tem nenhuma pessoa capacitada nessa administração.” Rafael Bueno (PDT)
“O sentimento é de perda. As pessoas estão se sentindo desamparadas pelo poder público.” Edson da Rosa (MDB)