O deputado estadual Neri, O Carteiro (SD) fez seu primeiro pronunciamento no Grande Expediente na Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (08), e destacou o papel da Escola Família Agrícola, que integra o movimento mundial de Centros Familiares de Formação por Alternância. O tema surgiu após visita do parlamentar à localidade de São Pedro da Terceira Légua, no interior de Caxias, onde funciona a Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (Efaserra).
— A EFA é um modelo diferenciado de educação para a juventude do campo, são escolas comunitárias pensadas para esse público e fundadas a partir de associações de agricultores — disse.
Neri declarou que está empenhado junto ao junto ao governo do Estado para estabelecer parcerias com a EFA e viabilizar a utilização da estrutura da antiga Fepagro, em Fazenda Souza.
— É fundamental para fortalecer a produção rural e fazer o Estado crescer cada vez mais — defendeu.
Esse modelo tem quatro escolas funcionando no RS: em Santa Cruz do Sul, Caxias do Sul, Vale do Sol e Canguçu. Em Caxias, estudam 126 jovens de 20 municípios da região.
A homenagem foi acompanhada por diretores e estudantes do estabelecimento de ensino. Três vereadores de Caxias, membros da Comissão de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo da Câmara, estavam presentes: Ricardo Daneluz (PDT), que é o presidente, Alceu Thomé (PTB) e Velocino Uez (PDT). Kiko Girardi (PSD) também prestigiou.