A deputada estadual Fran Somensi (PRB) protocolou na manhã desta terça-feira, 26, o projeto de lei que trata da criação do Programa Solidare - Farmácia Solidária. A matéria tem objetivo de auxiliar no tratamento de saúde das pessoas, por meio do acesso gratuito a medicamentos, provenientes de doações de amostras grátis de consultórios médicos, da comunidade e outras instituições da sociedade civil. Fran esteve acompanhada da secretária estadual de Saúde Arita Bergmann e dos representantes do Conselho Estadual de Farmácias, Everton Borges e Zeuma Padilha.
O projeto iniciou em Farroupilha, onde Fran é primeira-dama do município. Em mais de três anos, o projeto beneficiou mais de 10 mil pessoas, dispensando mais de R$ 1,3 milhão em medicamentos e destinando mais de duas toneladas de medicamentos ao descarte correto. A ideia de levar esse programa para outras cidades foi a principal bandeira levantada por Francis durante a campanha eleitoral de 2018.
_ O dia de hoje é um marco histórico no nosso mandato, pois é o pontapé inicial para honrarmos com aquilo que prometemos na nossa campanha, que é expandir a "Solidare" para todo o Estado e beneficiar milhares de pessoas _ comemora a deputado.
Qualquer município do Rio Grande do Sul poderá aderir ao programa e instalar a Farmácia Solidária. Para a criação é necessário cumprir algumas atribuições como implantar um sistema (preferencialmente informatizado), de registro de entrada e saída dos medicamentos recebidos em doação por princípio ativo, fabricante, validade, lote de fabricação e dados do beneficiário. Além disso, o trabalhado deverá ser desempenhadas por profissional farmacêutico, podendo ser auxiliado por voluntários e estagiários estudantes de farmácia.
Leia também:
Prazo para pagamento do IPVA com desconto termina na sexta-feira
Câmara de Bento Gonçalves cria comissão para acompanhar desativação de presídio
Daer e prefeitura de Caxias vão discutir viabilidade de semáforos no acesso a Forqueta