Em nota, o Partido dos Trabalhadores (PT) manifestou nesta quinta-feira (21) que espera que as prisões preventivas do ex-presidente Michel Temer (MDB) e do ex-ministro Moreira Franco tenham sido decretadas "respeitando o processo legal, e não apenas (motivadas) por especulações e delações sem provas". Uma das lideranças da legenda no Rio Grande do Sul e presidente do partido no Estado, deputado estadual Pepe Vargas, reiterou ao Pioneiro que embora Temer seja um "desafeto político", a condução do caso deve respeitar bases legais.
— A preventiva tem de ter motivo, porque o Temer sequer é réu. O que vale para o Temer, vale para qualquer cidadão brasileiro. Não é porque é um adversário político que eu vou bater palma. Eu quero o estado democrático de direito garantido a qualquer cidadão — afirmou Pepe.
Além de ressaltar críticas ao governo do emedebista, o petista também provoca o MDB, partido de Temer e que apoiou a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
— Mesmo que o Temer tenha feito muita coisa errada em termos de política econômica e direitos dos trabalhadores, e também a defesa de atropelos ao estado democrático de direito envolvendo outras pessoas que sofreram acusações e não tiveram o seu devido processo legal garantido, eu não vou fazer o mesmo.
Pepe destacou a necessidade de os ritos jurídicos serem respeitados no processo antes de haver a repercussão dos possíveis crimes cometidos pelo ex-presidente:
— Qualquer pessoa pode ser acusada. Agora, o que não se pode é fazer a acusação prévia. Se o Temer cometeu ou não cometeu crime eu não sei, não cabe a mim dizer. Cabe ao Ministério Público fazer as denúncias e ao Poder Judiciário julgar.
O deputado também critica a postura de parlamentares do MDB que passaram a adotar tom cauteloso no que se refere às conduções de investigações e decreto de prisões da Lava-Jato.
— O presidente do MDB do RS, o deputado Alceu Moreira disse que o MDB está acompanhando os fatos. Em casos similares, envolvendo outras personalidades, ele era o primeiro a ir para a imprensa e não fazer essas devidas cautelas que devem ser feitas. Teve deputado do MDB que não teve esse cuidado, agora que chega num cara deles, o que eles vão dizer? Vale para quem quer que seja — salientou Pepe.
Leia também
"Amizade eu não tinha, pelo contrário", alega Mauro Pereira sobre relação com ex-presidente Temer
"Terá a possibilidade de se defender", afirma ex-deputado Mauro Pereira sobre prisão de ex-presidente Michel Temer