A maioria dos vereadores de Caxias do Sul tem dificuldade para emitir opinião sobre o projeto de lei que propõe a extinção do passe livre do transporte coletivo no último domingo de cada mês. O Pioneiro perguntou para os 23 parlamentares se eram a favor ou contra a proposta do vereador Ricardo Daneluz (PDT) protocolada no dia 12 de fevereiro, de extinção do passe livre na forma como ele hoje funciona, e apenas 11 responderam ao questionamento.
Leia mais:
Vereador Ricardo Daneluz diz ao PDT que mantém projeto que propõe fim do passe livre
"Temos que ouvir as ruas", diz autor da proposta sobre o fim do passe livre em Caxias do Sul
Entidades apoiam projeto que propõe a extinção do passe-livre nos ônibus de Caxias do Sul
"O passe-livre não pode retroceder", diz Alceu, ex-prefeito de Caxias do Sul
UAB de Caxias se posiciona sobre projeto que retira passe-livre dos ônibus
Além de Daneluz, Paula Ioris (PSDB), Alceu Thomé (PTB) e Tibiriçá Maineri (PRB) são favoráveis à extinção da gratuidade. Os contrários são Renato Oliveira (PCdoB), Tatiane Frizzo (Solidariedade), os vereadores do PT Denise Pessôa e Rodrigo Beltrão, e os três parlamentares do PSB, Alberto Meneguzzi, Edi Carlos Pereira de Souza e Édio Elói Frizzo. Os outros vereadores preferiram ficar em cima do muro e não arriscaram uma posição. Eles dizem que gostariam de ouvir a população antes de tomar sua decisão.
O tema espinhoso também afastou o prefeito de Caxias do Sul, Daniel Guerra (PRB), de uma manifestação a favor ou contrária à extinção do passe livre. Em nota, Guerra diz que o assunto é de autoria do Legislativo: “Caso a proposta seja aprovada, a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade irá se posicionar tecnicamente e, posteriormente, a Procuradoria-geral do Município. Ao final, o prefeito Daniel Guerra fará a análise e decidirá pela sanção ou veto do projeto.”
No período em que foi vereador, Guerra defendia a gratuidade do transporte coletivo para deficientes físicos e era favorável à manutenção da gratuidade de 60 para 65 anos. À época, chegou a encaminhar uma indicação solicitando que o Poder Executivo encaminhasse à Casa um projeto de lei ou emenda à Lei Orgânica Municipal (LOM), mantendo o benefício.
– Este benefício já está incluso na vida de nossos concidadãos – chegou a se manifestar.
No entanto, lideranças próximas de Guerra, como o presidente do PRB caxiense, Heron Fagundes, tem se manifestado a favor da extinção do benefício. No Twitter, o Fagundes parabenizou o autor do projeto. “Parabéns ao vereador Ricardo Daneluz pelo excelente projeto. Inovou e ousou na postura, vindo ao encontro dos interesses maiores da sociedade. Mantenha-se neste prumo!”, escreveu.
O ex-secretário de governo e assessor da bancada do PRB na Câmara, Luiz Caetano, também mostrou-se favorável à extinção do passe livre. Em seu Facebook, escreveu:
– Sim, o Daneluz é do PDT. Sim, ele é da oposição. Sim, discordamos em muitas coisas. (...) (O passe livre) Não contempla o trabalhador, não contempla o desempregado e, ironicamente, não contempla o lazer de nenhum deles.
Confira a opinião de todos:
Leia também:
ERS-122 passa por tapa-buracos emergencial nesta sexta-feira
Empresário propõe permuta para reforma do Cristóvão de Mendoza