Aliado de primeira hora do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), o Democratas (DEM) caxiense terá candidato à prefeitura. A confirmação é do presidente da sigla, o empresário Milton Corlatti. No pleito de 2012, ele concorreu a prefeito e ficou em quarto lugar, com 9.086 votos.
No embalo do resultado da eleição de Bolsonaro, Corlatti diz que o partido vive um momento de crescimento após a eleição de outubro. Ele conta que a sigla tem realizado reuniões quinzenais de planejamento para o pleito municipal.
– É o momento do Democratas, é o momento dos partidos de centro-direita. O Democratas terá um candidato a prefeito e uma nominata a vereadores. Vamos aproveitar esse momento para elaborar planos e ver o que Caxias necessita.
Corlatti nega que seja o nome preferencial. Segundo ele, a sigla tem bons nomes novos que ingressaram no partido e outros que ainda devem se filiar. Para o dirigente, ainda é cedo para definir o nome do candidato.
– Vai surgir um nome com certeza. Não necessariamente (o candidato) tenha que ser quem já concorreu. Vamos trabalhar para ter um consenso se saímos sozinhos ou em uma coligação com o vice (de outro partido), mas sempre o Democratas na cabeça de chapa – diz Corlatti.
O presidente diz que a tendência é que o DEM apresente um nome novo para a disputa.
– Não temos resistência a políticos antigos, mas a tendência é dar espaço para novas pessoas, novos novos pensamentos.
Corlatti deixa escapar que um novo filiado aguarda a abertura da próxima janela partidária para se transferir para o DEM.
– Estamos sendo muito procurados após a eleição. O Democratas se fortaleceu muito. Quem sabe no ano que vem ou em 2020, quando houver janela, haverá novas filiações.
Questionado se o DEM poderia compor uma chapa com o PSL, Corlatti reconhece a parceria entre os partidos, mas ressalta que não abre mão da candidatura própria.
– Vamos ser protagonistas na chapa para prefeito. Não conversamos com outros partidos. Neste momento, estamos pensando o Democratas.