A Justiça Eleitoral de Caxias do Sul, na manhã deste sábado (6), distribuiu as 1.088 urnas eletrônicas em seus devidos locais de votação. A mobilização contou com 25 vans para o transporte as 1.120 seções em 163 locais de votação. O município é o 2º maior colégio eleitoral do Rio Grande do Sul, com 322.901 eleitores. Às 11h20min, o Cartório Eleitoral informou que foi necessária a substituição de três urnas eletrônicas: nas seções 16, 136 e 169. O número é considerado baixo pelo volume de equipamentos necessários em Caxias do Sul.
Leia mais:
O que é permitido e o que você deve levar no dia da eleição
Os endereços das seções eleitorais
Entenda como a urna eletrônica funciona e saiba por que é segura
O local com o maior número de eleitores é o Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza, com 5.899 eleitores em 19 seções.
— Está ocorrendo normalmente. Em cada local é feito o teste das urnas, com a participação dos 1.088 presidentes, para verificar se todos equipamentos estão funcionando ou precisará de alguma substituição. Amanhã (dia da eleição), 4.635 pessoas trabalharão para que tudo ocorra dentro do esperado — aponta Marcelo Reginatto, da Justiça Eleitoral.
Em caso de dano, que pode ocorrer inclusive em função do transporte, as urnas eletrônicas são substituídas. O Cartório Eleitoral de Caxias contava com 150 equipamentos reservas à disposição. O local de votação mais distante fica a 72 km do centro de Caxias, em Agudo, no distrito de Criúva.
Para a mobilização, foi necessário bloquear o trânsito na quadra do Cartório Eleitoral, na Rua Garibaldi, entre a Bento Gonçalves e a Pinheiro Machado. A previsão é que a movimentação seja normalizada até o meio-dia. No domingo, a via será novamente interrompida a partir das 6h, persistindo até o término da apuração das eleições.
A expectativa é que em Caxias do Sul, até as 18h, mais de 80% das urnas já tenham sido apuradas e que, até as 19h, a apuração fique próxima dos 100% em todo o Estado. A divulgação da apuração dos votos para presidente da República pelo TSE começa às 19h em função dos diferentes fusos horários entre os estados.
No domingo, todo o efetivo da Brigada Militar de Caxias do Sul estará de serviço. Também participam do esquema de segurança as Polícias Civil e Federal, as polícias rodoviárias e a Guarda Municipal, que presta apoio em locais de votação municipais, como as escolas.