A Câmara de Vereadores de Caxias aprovou por unanimidade, quinta-feria, o projeto que autoriza o município a implantar o programa "Reciclagem na escola tem valor", na rede municipal de ensino, conforme interesse das unidades educacionais. O autor da matéria é o vereador Gustavo Toigo (PDT). A intenção é incentivar o reaproveitamento e o destino correto dos resíduos nos ambientes educacionais. O texto segue para sanção do prefeito Daniel Guerra (PRB).
— Esperamos que a prefeitura faça a regulamentação dessa iniciativa, que vem para se tornar realidade e contribuir com as escolas e com o meio ambiente, para o destino correto dos resíduos seletivos e seu aproveitamento pelas reciclagens — enfatiza Toigo.
O projeto foi inspirado no Programa Lixo Solidário, da Escola Municipal Machado de Assis, no bairro Reolon. A implantação de sistema de seleção de resíduos ficará sob a orientação da direção da escola, dos professores e de funcionários habilitados, tendo em vista que atividades didático-pedagógicas fundamentadas na educação ambiental compreendem ações voltadas ao desenvolvimento do programa sugerido.
A separação refere-se a materiais descartados como papel, papelão, plástico, alumínio, vidro, entre outros, e seu acondicionamento deve ocorrer em recipientes próprios dispostos no interior das escolas, em local de fácil acesso, para sua posterior comercialização. A ideia é o próprio colégio receber os valores decorrentes da venda dos descartes, que serão encaminhados conforme um plano previsto pela comunidade escolar. O projeto também abre a possibilidade de serem firmadas parcerias, acordos de cooperação, termos de colaboração e de fomento e demais instrumentos de interesse da administração pública local.