O prazo para fazer o primeiro título de eleitor ou realizar a transferência se encerra na próxima quarta-feira (9). Esta é a data limite também para fazer atualização de informações cadastrais na Justiça Eleitoral. Para atender à demanda, o cartório eleitoral de Caxias do Sul trabalha com horário estendido a partir desta quarta-feira (2), das 10h às 19h. No sábado (5) e domingo (6), haverá atendimento, entre 10h e 17h.
Eleitores que não fizeram o cadastro biométrico também podem fazer a regularização. Em Caxias do Sul, segundo o chefe da 16ª Zona Eleitoral, Marcelo Reginatto, são cerca de 30 mil que ainda precisam realizar o cadastro das digitais. Conforme ele, a procura pelos serviços foi mais intensa logo que o cartório abriu nesta quarta, com formação de fila. A recomendação é não deixar para a última hora, quando é comum uma concentração maior de pessoas.
Em Bento Gonçalves, o cartório eleitoral vai abrir no sábado (5). O horário será o mesmo do atendimento de segunda a sexta-feira: das 10h às 17h. De acordo com o chefe de Cartório Eleitoral, Ricardo de Abreu, o movimento está acima do comum nos últimos dias e chegam a se formar pequenas filas.
Quando for ao cartório, o cidadão deve levar título de eleitor, se já tiver; comprovante de residência; um documento oficial de identificação em que conste nome, filiação, data de nascimento e nacionalidade; e, para os homens, o comprovante de quitação militar.
Os prazos valem para quem quer votar nas eleições deste ano. O primeiro turno será em 7 de outubro.