Um ato na manhã deste sábado em Caxias do Sul marcou as manifestações em repúdio à prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A concentração da caminhada Em Defesa da Democracia reuniu cerca de 50 pessoas ligadas a movimentos políticos e sindicatos de da cidade. Alguns deles se reuniram na sede do Sindicato dos Metalúrgicos, no Centro, e outros, na prefeitura, localizada no bairro Exposição. Da prefeitura, os grupos caminharam pela Rua Os 18 do Forte em direção à Praça Dante Alighieri.
Na praça, por volta das 11h30min, eles estenderam no chão bandeiras de movimentos sociais e partidos como PT, PCdoB e PDT. A movimentação deve seguir até por volta do meio-dia. Boa parte dos participantes esteve em Porto Alegre na sexta-feira em um grande movimento a favor do ex-presidente. Segundo eles, o ato foi realizado para sinalizar que em Caxias do Sul também existe uma posição contrária à prisão do líder petista.
A expectativa é de que Lula se entregue à Polícia Federal após a missa em homenagem à ex-primeira-dama Marisa Letícia, iniciada às 11h, em frente à sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP). Marisa completaria 68 anos neste sábado. Ela morreu em 3 de fevereiro de 2017, em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC).