O Sindicatos dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv) emitiu uma nota na tarde desta quarta-feira sobre as declarações do prefeito Daniel Guerra (PRB) durante a coletiva de imprensa na manhã. No texto, a diretora de saúde da entidade e integrante do Conselho Municipal de Saúde, Fernanda Borkhardt, diz que "a grande maioria dos médicos já sinalizou a exoneração caso sejam transferidos às UBSs, pois já existe uma organização em virtude de consultórios e outros compromissos profissionais".
Fernanda destaca também que as especialidades médicas merecem atenção, já que, segundo ela, há no atendimento básico uma grande demanda de ginecologistas e pediatras. "Não há ginecologistas no PA 24 horas e a capacitação profissional de médicos generalistas, inseridos nos programas de Estratégia Saúde da Família (ESF), é um método eficiente de atendimento a crianças e adultos", diz.
Além disso, a diretora crítica a atribuição de culpa ao Conselho Municipal de Saúde pela falta de médicos. "A gestão do serviço nas UBS compete ao Executivo. Transferir esta responsabilidade ao Conselho significa abrir mão da gestão. É uma grande falha colocar a população contra os conselheiros, que durante três anos, fora os porta-vozes das suas comunidades."