Com apenas 19 anos, Dagoberto André dos Santos Júnior assume no próximo mês a presidência da Associação de Moradores de Forqueta. Ele é o mais jovem presidente de Amob (associação de moradores de barro) eleito no último domingo em Caxias do Sul. Com a pouca idade, Dagoberto poderia estar se dedicando a atividades estritamente pessoais, mas não: ele prefere trabalhar pela comunidade.
Leia mais
Valdir Walter é o novo presidente da UAB de Caxias do Sul
Morre o ex-vereador de Caxias do Sul Milton Commazzetto
Assembleia neste sábado irá discutir reativação da União Caxiense dos Estudantes Secundaristas
Mudanças oficializam contradições no discurso do prefeito de Caxias
Assumir a presidência da Amob era, aliás, um sonho do jovem Dagoberto. O garoto, que iniciou o envolvimento comunitário ainda no colégio, como presidente do grêmio estudantil da Escola José Generosi, em 2012, sempre quis estar à frente da associação de moradores. Neste ano, montou uma chapa e foi à luta. Dos 386 votos, conquistou 239.
– Eu sempre dizia: um dia ainda vou ser presidente do bairro para unir a comunidade, a escola, a igreja.
Dagoberto derrotou a chapa de situação, que se mantinha no comando da Amob, há cerca de oito anos. Ser a novidade e representar a possibilidade de mudança estão entre os motivos apontados pelo jovem para a vitória. Agora, ele tem a missão de cumprir as promessas de campanha e buscar solucionar os problemas do bairro.
Além de reconquistar a confiança dos moradores, desacreditados com a política de forma geral, Dagoberto quer trabalhar para reativar o posto policial de Forqueta e retomar o Policiamento Comunitário. Ele também está preocupado com a escola de educação infantil, que não estaria atendendo à demanda de vagas.
O acesso ao bairro é outra questão que incomoda os moradores. Conforme Dagoberto, os motoristas demoram para conseguir entrar no bairro, principalmente em horários de picos. Além disso, é perigoso. A ideia é buscar uma solução junto à prefeitura e governo do Estado.
A polêmica ciclovia de Forqueta, implantada no ano passado e alvo de reclamação de moradores, especialmente os comerciantes que perderam vagas de estacionamento na rua, é uma das questões sobre a quais Dagoberto quer se debruçar. Sem manifestar posição favorável ou contrária à faixa exclusiva para ciclistas, ele diz que é preciso consultar os maiores interessados.
– Não houve discussão com a comunidade, e essa é a maior crítica dos moradores. A gente quer a opinião dos moradores.
Acadêmico do curso de Direito da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Dagoberto trabalha como auxiliar jurídico em meio turno. No outro turno, promete dedicar-se às demandas do bairro.
A jovem liderança comunitária não tem filiação partidária e nem pensa em ingressar em um partido. Concorrer a cargo eletivo também não está nos planos de Dagoberto, embora ouça dos moradores que ele será o futuro vereador de Forqueta.
– Meu foco não é esse. Quero cumprir meu mandato na Amob.
Para a presidência da União das Associações de Bairros de Caxias foi eleito Valdir Walter. A posse da nova diretoria da UAB e das Amobs ocorre no dia 1º de julho.