Um projeto de resolução do vereador Anderson Zanella (PSD) quer retirar a obrigatoriedade de que a Câmara de Bento Gonçalves realize duas sessões plenárias por semana. A proposta está na pauta de votações desta segunda-feira (20). Se aprovada, os parlamentares voltarão a se reunir apenas na segunda-feira, às 18h. A realização da segunda sessão semana foi aprovada em outubro do ano passado e começou a ser realizada no mês de novembro, às 18h de quarta-feira. As informações são da Gaúcha Serra.
Na justificativa do projeto que reduz as plenárias, Zanella diz que elas oneram a Câmara "de forma desnecessária" porque é possível fazer sessões extraordinárias sem custo quando for preciso. Além disso, cita que o município já tem a maioria das leis consolidadas e que o trabalho dos vereadores não se restringe ao comparecimento às sessões. O vereador não especifica qual é o custo extra e, na manhã desta segunda-feira, não atendeu às ligações da reportagem.
O projeto deve sofrer resistência. O vereador Moacir Camerini (PDT), que propôs as duas sessões semanais, protocolou um requerimento para que a Câmara solicite ao setor contábil um relatório oficial sobre os gastos com a segunda sessão. Camerini, que é da oposição, sustenta que a redução das plenárias tem como objetivo diminuir o espaço para reclamações dos moradores do município.