A Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves voltará a realizar apenas uma sessão por semana. Na noite de segunda-feira (20), o Legislativo decidiu extinguir a segunda plenária semanal e retomar o funcionamento como era até novembro do ano passado. As informações são da Gaúcha Serra.
Em outubro, os vereadores aprovaram a realização de dois encontros por semana: nas segundas e nas quartas, às 18h. A medida entrou em vigor em novembro. Em 12 de janeiro, os parlamentares entraram no período de recesso e retornaram em 17 de fevereiro. Um mês depois, os vereadores derrubaram a segunda sessão semanal por maioria de votos.
O principal argumento do vereador Anderson Zanella (PSD), autor do projeto de lei, é que a segunda sessão onera a Câmara sem necessidade. Por outro lado, os vereadores que votaram a favor da manutenção de duas sessões por semana dizem que isso gera mais espaço para manifestações da comunidade. Os vereadores também rejeitaram uma emenda do vereador Gustavo Sperotto (DEM) para modificar a proposta original e que mantinha a segunda sessão a partir das 14h e não mais às 18h.
Como votaram os vereadores:
Pelo fim da segunda sessão
Anderson Zanella (PSD)
Elvio de Lima (PMDB)
Gilmar Pessutto (PSDB)
Jocelito Leonardo Tonietto (PDT)
Marcos Barbosa (PRB)
Neri Mazzochin (PP)
Moisés Scussel (PSDB)
Paulo Roberto Cavalli - Paco (PTB)
Rafael Pasqualotto (PP)
Sidinei da Silva - Sidi (PPS)
Valdemir Marini (PTB)
Eduardo Virissimo (PP)
Vereador Volnei Christofoli (PP)
Pela manutenção da segunda sessão:
Agostinho Petroli (PMDB)
Gustavo Sperotto (DEM)
Idasir dos Santos (PMDB)
Moacir Camerini (PDT).