O Pioneiro confrontou os desejos dos vereadores que começavam um mandato no início de 2013 com as entregas, ao final de 2016. Entrevistas com os 23 vereadores, feitas entre janeiro e fevereiro de 2013, são o ponto de partida desse balanço. Os 19 titulares e quatro suplentes que iniciavam a legislatura apontaram uma lei que proporiam ao longo do mandato.
Leia mais
Harmonia é o desafio entre prefeito e vice, em Caxias
"Nossa coligação discutiu a cidade como se fosse uma quermesse", avalia presidente do PSB de Caxias
"Não sou subordinado ao prefeito", diz vice de Caxias do Sul
Na última semana de 2016, cada um deles respondeu se a proposta foi ou não protocolada. Abaixo, os parlamentares contam se a lei saiu do papel e qual diferença ela faz ou por que a proposta não foi levada adiante.
As propostas dos vereadores e os resultados apresentados por eles:
Arlindo Bandeira (PP)
:: Proposta: "O próximo projeto de lei será na área da segurança."
:: Resultado: conforme a assessoria do vereador, Bandeira apresentou projeto de lei que regulamenta o horário de entrega e coleta de carros-fortes. A proposta recebeu parecer de inconstitucionalidade.
Daniel Guerra (PRB)
:: Proposta: "Redução/isenção dos impostos municipais para portadores de doenças crônicas ou com câncer, comprovada a necessidade."
:: Resultado: "Um dia após a publicação da reportagem, o vereador Toigo apresentou o mesmo projeto." O projeto foi sancionado em 2016.
Denise Pessôa (PT)
:: Proposta: "Luto por uma maior igualdade social, um meio ambiente equilibrado e uma cidade sustentável."
:: Resultado: por e-mail, a vereadora enviou uma série de projetos apresentados durante a legislatura, entre eles, a proposta que obriga os serviços de saúde do SUS a permitir a presença junto à parturiente, de um acompanhante durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato. O projeto foi aprovado na Câmara, mas vetado pelo prefeito. O projeto que obriga hospitais e estabelecimentos de tratamento de saúde a divulgar os direitos dos portadores de câncer, bem como o número dos telefones para informações foi aprovado e virou lei. Também foi aprovado e sancionado o projeto que cria o Dia Municipal de Conscientização da Cidadania LGBT, anualmente, em 31 de outubro.
Edi Carlos (PSB)
:: Proposta: "Uma lei que valorize e ampare a maternidade, a mulher simples do povo."
:: Resultado: "Não apresentei. Até temos um esboço, acredito que neste ano vamos apresentar."
Edson da Rosa (PMDB)
:: Proposta: "O meu foco é na educação e na justiça social."
:: Resultado: "Apresentei o projeto Jovem Agricultor, em parceria com Raimundo Bampi (vereador suplente), para incentivar a permanência dos jovens na zona rural. E também projeto de obrigatoriedade de exames clínicos em alunos da rede municipal, de instalação de brinquedos adaptados para crianças com deficiência em áreas de lazer e de realização da oximetria (teste do coraçãozinho) em recém-nascidos. Os três receberam parecer de inconstitucionalidade e aguardam pauta (ser enviado para votação no plenário)."
Felipe Gremelmaier (PMDB)
:: Proposta: "Trabalho com leis voltadas para a terceira idade, o esporte, o lazer, a saúde e a inclusão, além de temas pontuais, como a Copa 2014, as Olimpíadas 2016 e os grandes temas da cidade."
:: Resultado: o vereador enviou por e-mail uma série de projetos apresentados nos últimos anos, como o que dispõe sobre as diretrizes de ação em caso de atraso na chegada de crianças nas creches e pré-escolas. A proposta, que virou lei, diz que os funcionários de estabelecimentos que atendem crianças de zero a seis anos e detectarem atraso de 30 minutos no horário de entrada da criança deverão ligar para os pais ou responsáveis, para proteger as crianças do risco de negligência. O vereador também apresentou o projeto que institui como Bem de Natureza Imaterial do Município de Caxias do Sul o Clássico Ca-Ju, sancionado pelo prefeito, e a proposta de regulamentação dos Food Trucks em Caxias.
Flavio Cassina (PTB)
:: Proposta: leis que desburocratizem e facilitem a vida do cidadão.
:: Resultado: apresentou projeto que propõe a isenção de cinco anos de impostos como ITBI, IPTU e ISS para empresas que trouxerem inovação e tecnologia para a cidade. Segue em tramitação na Casa.
Guila Sebben (PP)
:: Proposta: "Lei Municipal da Inovação, Ciência e Tecnologia."
:: Resultado: "Chegamos a construir o projeto, inclusive com a participação do Trino Polo e do Seprorgs (Sindicato das Empresas de Informática). Porém, como tratava também de questões fiscais, teria de ser de origem do Executivo. No caso do Legislativo, caracterizava vício de origem, deixando o projeto inconstitucional. Como a crise se agravou, e a arrecadação diminuiu, entendemos que não caberia neste momento. Não seguiu o projeto."
Gustavo Toigo (PDT)
:: Proposta: "Programa Primeira Infância Leitura (Pilar)."
:: Resultado: "Criei quando fui prefeito interino (em 2014). Está na forma de decreto. Trouxe a ideia de Havana, em Cuba, quando estive lá em 2011. A finalidade seria termos uma sociedade de leitores no futuro, desenvolvendo nossa sociedade através de um programa socioeducativo de estímulo à leitura desde a primeira infância."
Jaison Barbosa (PDT)
:: Proposta: "Defesa da implantação de escolas de turno integral, lei que regulamenta a utilização de equipamentos públicos e uma lei que crie o Hospital Veterinário Público."
:: Resultado: "Desenvolvi esses projetos. A maioria era inconstitucional e, no trâmite, na percepção da inconstitucionalidade, encaminhamos indicações ao Executivo."
Jó Arse (PDT)
:: Proposta: "Uma lei que vai proibir os maus-tratos aos animais."
:: Resultado: "Não apresentei, porque quem tem de regulamentar é o poder público. A gente fez todo o encaminhamento, audiência pública e encaminhou o que pensava enquanto Comissão Temporária Especial de Proteção e Defesa dos Animais. O poder público recebeu nossa demanda e foi feita a indicação de criação de uma coordenadoria, que está na Semma (Secretaria do Meio Ambiente)."
Kiko Girardi (PSD)
:: Proposta: "Tenho em mente uma que possa prever a descentralização dos serviços para a população. Que o cidadão possa ter quase todos os serviços básicos do poder público em sua região de origem."
:: Resultado: "Não pude apresentar, porque tinha vício de origem. O município teria que propor, por exemplo, a descentralização do Samu, que eu gostaria. Depois começou a dar problema de troca de partido, de saúde, a perda do mandato e não consegui desenvolver. Mas para esse mandato, quero ver se consigo fazer."
Neri, o Carteiro (SD)
:: Proposta: "Meus projetos de lei serão voltados para o cooperativismo habitacional e para que beneficiem crianças e adolescentes."
:: Resultado: "É projeto que não compete a vereador a questão de cooperativa habitacional. Busquei apoio junto à Secretaria da Habitação, porque eu não apresentei na Câmara, mas montei uma cooperativa em Caxias. Essa cooperativa está funcionando. Buscamos modelos em Bento Gonçalves, Farroupilha e montamos uma parecida com a de Bento. Tem uma diretoria, e a gente foi dando suporte. E protocolei um projeto que declara de utilidade pública uma entidade que trabalha na recuperação de jovens."
Rafael Bueno (PDT)
:: Proposta: "A primeira será o controle da natalidade dos pombos no município."
:: Resultado: "Apresentei através de indicação, pois seria inconstitucional. Apresentei logo nos primeiros dias e fui ao Ministério Público para a prefeitura tomar providências. A partir disso, a prefeitura deveria tomar uma série de medidas, como remanejo para o controle, mas apenas o que foi feito foi a lei de multar quem alimentasse os pombos."
Raimundo Bampi (PSB)
:: Proposta: "Prioritariamente, as que beneficiam o meio rural, mas sempre lembrando que o vereador é do município, e não de uma categoria."
:: Resultado: apresentou projeto que obriga que eventos oficiais ofereçam vinhos e sucos produzidos em Caxias. Em tramitação.
Renato Nunes (PR)
:: Proposta: "Uma lei para agilizar consultas médicas e exames. Hoje há uma grande demora. Isso é prioridade."
:: Resultado: "Ajudei a aprovar o projeto do vereador, hoje deputado, Mauro Pereira (PMDB), de agendamento por telefone. E apresentei aquele projeto de prazo máximo de sete dias para marcação de consulta e o prazo máximo, também de sete dias, para resultado de exame, mas não foi aprovado. O plenário alegou vício de origem (deveria ser encaminhado pelo Executivo)."
Zoraido Silva (PTB)
:: Proposta: "Ampliar o táxi-lotação."
:: Resultado: não foi localizado pela reportagem.
Rodrigo Beltrão (PT)
:: Proposta: "Regulamentar as ferramentas de participação e garantir a distribuição de uniforme e material escolar para as crianças da rede municipal."
:: Resultado: "Os dois projetos tramitaram até o dia 15 de dezembro e, com o fim da legislatura, foram arquivados. Por ser de oposição, a matéria sempre emperra nas comissões."
Demais vereadores que iniciaram a legislatura
:: Os vereadores Virgili Costa e Pedro Incerti, ambos do PDT, e Mauro Pereira (PMDB), que iniciou o mandato, mas se licenciou em 2014 para assumir como deputado federal, não informaram quais leis iriam propor na reportagem de 2013.
:: Os suplentes Henrique Silva (PCdoB) e Flávio Dias (PTB), que iniciaram a legislatura, mas deixaram a vaga neste ano para o retorno dos titulares Renato Oliveira (PCdoB) e Adiló Didomenico (PTB), respectivamente, também não disseram, na época, quais projetos planejavam protocolar.