Milhares de pessoas foram às ruas de Caxias do Sul na tarde deste domingo para protestar contra as mudanças feitas às pressas nas 10 medidas contra a corrupção, aprovadas pela Câmara dos Deputados com punição a magistrados e procuradores. O ato, que foi convocado pelas redes sociais e aconteceu em vários estados brasileiros e no Distrito Federal, também teve como pauta o apelo popular a favor da Operação Lava-Jato.
Leia mais
Manifestantes protestam contra corrupção em todo o país
Segundo a Brigada Militar (BM), cinco mil pessoas se concentraram na Praça Dante Alighieri, em frente a Catedral, no Centro. Carregando faixas com dizeres como "viemos cobrar justiça, viemos cobrar prisão", "intervenção, Constituição Militar", "faxina geral" e entoando o Hino Nacional, os manifestantes iniciaram uma caminhada pela Avenida Júlio de Castilhos, por volta das 15h30min, até a Rua Feijó Júnior, em São Pelegrino. O retorno foi feito pela Rua Sinimbu. O trânsito foi bloqueado parcialmente pela BM.
De volta à Praça Dante, houve hasteamento da bandeira nacional. Os protestos deste domingo mobilizaram pessoas em vários estados do país. Durante a manhã, houve manifestação em nove estados e no Distrito Federal. O maior deles aconteceu no Rio de Janeiro, onde mais de 600 mil pessoas foram às ruas, segundo os organizadores.