Atenção à agricultura será uma das principais bandeiras do estreante Alceu Thomé (PTB). Servidor de carreira da Secretaria Municipal da Agricultura de Caxias do Sul, o vereador eleito circula há anos entre os produtores rurais e garante conhecer as demandas da categoria. Aliás, boa parte dos 2.121 votos conquistados foram de agricultores. Por isso, ele quer, em seu primeiro mandato, a partir de janeiro, dedicar-se ao tema. Uma das iniciativas será cobrar aumento do orçamento do Município destinado ao setor.
Leia mais
Expectativa em torno do secretariado de Daniel Guerra
Como o pacote de Sartori pode atingir Caxias do Sul e região
Após perder mandato, Kiko Girardi retorna à Câmara de Caxias em janeiro de 2017 eleito pelo PSD
Ainda relacionado ao tema, Thomé planeja propor serviços de orientação à legislação ambiental. Segundo ele, hoje existe muita punição e pouco esclarecimento sobre o que é permitido ou não quando o assunto é meio ambiente. Outro ponto que preocupa o petebista é o aumento da criminalidade. Ele promete cobrar das autoridades responsáveis pelo setor medidas eficazes para garantir segurança aos moradores de Caxias do Sul.
Mas as ideias não se esgotam aí. O vereador eleito quer ouvir as sugestões dos cidadãos para a elaboração de projetos. A intenção é fazer um mandato participativo.
– A gente quer ser participativo, não quer ser mais um vereador só por ser vereador. A gente quer fazer a nossa diferença para melhorar a vida das pessoas. Leis existem bastante e, às vezes, elas são descumpridas. Queremos cobrar e rever algumas das leis. É uma infinidade de leis e muitas não objetivamente aplicadas – completa.
Filiado ao PTB há aproximadamente dois anos, Thomé teve passagem pelo PMDB. Foram cerca de 12 anos na sigla. Entre 2005 e 2012, durante o governo do peemedebista José Ivo Sartori na prefeitura, Thomé foi, inclusive, diretor das Farmácias do Ipam. Foi o próprio Sartori quem o convidou a filiar-se ao PMDB. Mas ele resolveu deixar o partido por acreditar que teria mais chances de ser eleito pelo PTB. Foi o que aconteceu.
A eleição, aliás, é a realização de um sonho pessoal. Sabedor da responsabilidade que terá nos próximos quatro anos, ele diz que está se preparando para o desafio.
– Estou conhecendo o regimento interno, me inteirando, mas como funcionário público, já tenho uma certa experiência. Conheço como funcionam as secretarias, como funciona o serviço público – destaca o servidor, que é também formado em Direito.
Curtir o interior
Morador do bairro São Ciro, Thomé, 58 anos, nasceu no distrito de Fazenda Souza, onde ainda mantém uma chácara. E é para lá que ele escapa quando tem tempo. O maior divertimento do vereador eleito é aproveitar a natureza com a esposa Suzane, 50, que é professora da rede municipal, e a filha Letícia Fernanda, 28, engenheira de minas.
– Eu gosto de curtir o interior, gosto das festas coloniais de domingo também – conta.
Trajetória
:: Diretor das Farmácias do Ipam entre 2005 e 2012
:: Vereador eleito pelo PTB para a legislatura 2017-2020
Bandeiras
:: Agricultura
:: Segurançan
:: Meio Ambiente