A maioria dos eleitores tem hoje o primeiro contato com os candidatos a prefeito, com o início da propaganda gratuita no rádio e na tevê e as inserções destinadas aos candidatos a vereador durante a programação das emissoras. Os postulantes à prefeitura já estão gravando intensamente seus programas, em estúdio ou em pontos estratégicos da cidade, e também em contato com eleitores. Neste ano, a campanha eleitoral terá mudanças significativas como a redução do período de 45 para 35 dias e a diminuição do tempo do programas.
Os eleitores poderão acompanhar os programas eleitorais dos candidatos a prefeito em dois blocos de 10 minutos cada, de segunda a sábado, duas vezes por dia. Na televisão, os candidatos vão se apresentar das 13h às 13h10min e das 20h30min às 20h40min. A propaganda no rádio será transmitida das 7h às 7h10min e das 12h às 12h10min.
Os candidatos a vereador estão fora do programa eleitoral. Eles terão suas inserções veiculadas em tempos de 30 e 60 segundos, de segunda a domingo, entre 5h e 0h na programação das emissoras de rádio e tevê.
O horário eleitoral gratuito no primeiro turno vai até 29 de setembro. A eleição ocorre no dia 2 de outubro. No segundo turno, se necessário, a campanha no rádio e na TV inicia 48 horas após a proclamação provisória dos resultados e termina no dia 28 de outubro. O pleito acontece no dia 30 de outubro.
Na semana passada, a Justiça Eleitoral realizou a distribuição do tempo de rádio e TV de cada candidatura _ 90% do tempo são divididos conforme a representatividade de cada partido na Câmara dos Deputados, considerando a soma dos seis maiores partidos da coligação, e o restante do tempo é distribuído entre todos os candidatos.
Confira no quadro abaixo, a distribuição do tempo e como será a programação eleitoral gratuita em rádio e tevê a partir de hoje. Um alteração importante para sua rotina diária. Acompanhe os programas, preste atenção nas propostas, ou na falta delas, ou na viabilidade dos projetos e ideias apresentados, e faça sua escolha.
Propostas também na internet
Com um tempo menor no rádio e na tevê os coordenadores de campanha dos candidatos estão apostando na produção de vídeos para as redes sociais, como o Facebook, para a apresentação dos candidatos e das propostas para a cidade.
A campanha de Néspolo aposta em vídeos com o título Você conhece o Néspolo?. Amigos, conhecidos e ex-funcionários falam sobre o candidato do PDT. Pepe iniciou a publicar vídeos em sua página no Facebook com o título Precisamos falar de Caxias. E, mais recentemente, os vídeos mostram eleitores que valorizam e apoiam o trabalho do petista. Também no Facebook, o candidato Vitor Hugo publicou vídeos de apresentação e de sua experiência profissional.
Até o fechamento desta reportagem Assis, Guerra e Corrêa não tinham publicado vídeos em suas páginas no Facebook.