A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul vota na tarde desta terça-feira moção assinada pelo vereador Guila Sebben (PP) em apoio ao projeto de lei estadual que pretende instituir no sistema de ensino do Rio Grande do Sul o Programa Escola sem Partido. A proposta que tramita na Assembleia é de autoria do deputado Marcel van Hatten, também do PP.
Leia mais
Projeto Escola sem Partido vai gerar debate na Câmara de Vereadores de Caxias
Projeto Escola sem Partido divide opiniões em Caxias do Sul
Apoio ao Escola sem Partido vai à votação nesta terça na Câmara de Caxias
A votação da moção tende a ser polêmica e causar debate acalorado em plenário. Se aprovada, a moção será enviada ao governador José Ivo Sartori (PMDB) e aos deputados estaduais. O projeto está em análise na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa.
No Senado, tramita proposta similar de Magno Malta (PR-ES) para que sejam incluídos como princípios da educação nacional, por exemplo, a neutralidade política, ideológica e religiosa, o pluralismo de ideias, a liberdade de aprender e de ensinar, a liberdade de consciência e de crença e o reconhecimento da vulnerabilidade do aluno como parte mais fraca na relação de aprendizado.
Grupos contrários e favoráveis ao projeto prometem estar presentes na sessão de hoje na Câmara para pressionar os vereadores.