Confirmado no último sábado, o servidor público municipal aposentado Francisco Carlos Corrêa será o candidato a prefeito de Caxias do Sul pelo PSOL. Ele terá ao seu lado na disputa o companheiro de partido Lucas Matheus de Souza. A corrida interna teve também Daniel Emmanuel, vice-presidente do partido.O PSOL tem restrições para composição de alianças e, por isso, concorre com chapa pura e sem apoios de outras siglas. Corrêa conversou com o Pioneiro ontem. Confira os principais trechos da entrevista:
RETIRADA DOS DESFILES DA SINIMBU
"Caxias tem uma tradição e ela deve ser, no mínimo, considerada. É preciso dialogar com a população para saber o que as pessoas desejam. Opinião formada eu tenho, mas preciso, enquanto administrador, consultar todos os setores interessados. A Festa da Uva acho que deveria trocar de lugar, sim, mas ter um redimensionamento. Seria uma festa muito maior do que vem sendo e integrar a estrutura dos Pavilhões aos desfiles."
Leia mais:
Pré-candidatos Edson Néspolo e Antonio Feldmann iniciam plano de governo para prefeitura de Caxias
Otimista, Pepe fala em 2º turno na eleição em Caxias do Sul
Rede confirma Vitor Hugo e Jaque para concorrer à prefeitura de Caxias
PCdoB concorre à prefeitura de Caxias com Assis Melo e Paulo Freitas
Definidos os pré-candidatos a prefeito e vice de Caxias pelo PSOL
Pepe Vargas é confirmado pré-candidato a prefeito de Caxias do Sul
As propostas de Assis Melo, pré-candidato do PCdoB à prefeitura
Pré-candidatura de Pepe Vargas tem como alicerce seus governos anteriores
Confira o que pensa Pepe Vargas, pré-candidato do PT a prefeito
LOCAL DA FEIRA DO LIVRO
"Tem uma canção que diz que a praça é do povo como o céu é do avião. Ou seja, o espaço de uma praça pública é muito importante não só para a Feira do Livro, mas para outras atividades que impliquem um espaço que reúna a população. Particularmente, defendo que permaneça na Praça Dante Alighieri, por ser o coração da cidade, por ter estrutura para acolher a Feira do Livro, inclusive com a Casa da Cultura bem em frente. Vejo que os livreiros são contrários (à retirada da Feira da Praça Dante) e eles são parte interessada. Me parece que faltou consulta à população e nisso vejo uma postura bastante autoritária da atual administração. Não ficou claro por que essa mudança se torna tão necessária e urgente neste momento."
CARGOS EM COMISSÃO, OS CCs
"O que se tem observado é que, além de ser em grande número, estão exercendo um trabalho que é visivelmente o de fiscalizar o trabalho dos servidores. Às vezes, tem alguns setores, eu já experimentei isso quando era servidor da Fundação de Assistência Social (a FAS), em que havia dois CCs numa mesma função. Isso é transformar a estrutura da administração num cabide de empregos. Devemos reduzir, sim, não posso dizer neste momento quantos, porque preciso avaliar a constituição da máquina pública. Também me parece bem oportuno rever os valores (dos salários) dos CCs."
SIM CAXIAS
"O SIM Caxias vai dentro de uma lógica moderna. Porém, a forma como foi implantado deixa a desejar. A administração trabalhou com a construção do trilho específico para os ônibus, mas várias questões, como motivar a substituir o transporte individual pelo coletivo, foram esquecidos. É preciso rever detalhes, que o valor da passagem não seja tão alto. Nossa proposta é estatizar, senão totalmente, pelo menos uma parte do transporte, para criar parâmetro em relação à iniciativa privada."
GOVERNAR SOZINHO
"As alianças em Caxias são despidas de afinidade ideológica. São construídas por interesses. Nós não nos afastamos do viés ideológico que deu origem ao partido, que abriga tendências de esquerda em defesa da classe trabalhadora. Queremos um governo com ampla participação popular, o que influirá em pressão na Câmara. No nosso congresso, houve determinação de que faríamos alianças com partidos tradicionalmente de esquerda e em Caxias não se apresentou nenhum parceiro."
EDUCAÇÃO INFANTIL
"A educação é prioridade número 1. A gente não admite as pessoas precisarem recorrer à Justiça para garantir vaga. A educação é garantida através do Estatuto da Criança e do Adolescente. A gente tem recursos do Fundeb que são imprescindíveis. O acesso à escola é fundamental porque é ali que começa o processo de socialização. Como nós temos uma proposta de educação que visa à superação de alguns paradigmas de convivência social, isso complementa o que a criança aprende com a família."
ATENDIMENTO DO SUS
"Nós vemos o SUS como um sistema viável, mas o investimento maior tem que ser em saúde preventiva. Se relaxarmos com a estratégia de atendimento à família e de nível básico, os problemas se agravam, as pessoas vão correr atrás da urgência. É preciso mudar a cultura, começa na escola e na família. Que cada um se ocupe de cuidados com alimentação, sono, uso abusivo do cigarro e da bebida, coisas que são administráveis com baixíssimo custo. É preciso descentralizar. O PA 24 Horas tem um atendimento complicado porque todas as pessoas de todos os cantos recorrem àquele local."
DEGRADAÇÃO DO CENTRO
"Caxias está com um projeto de cidade-negócios. Qualquer ambiente em área central salta logo aos olhos e interesse do empreendedorismo imobiliário e se dispara uma escala no sentido de desmonte de prédios históricos, de desconsideração de tradição de alguns equipamentos em prol do lucro e com o aval da administração. Nós observamos construção de edifícios para salas comerciais e desmanche de estruturas tradicionais para construção de edifício-garagem. Existem muitas alternativas para preservar o patrimônio na área central e "linkar" com um sistema viário que facilite a vida das pessoas."
DESENVOLVIMENTO
"A crise mundial refletiu um pouco tardiamente, mas não foi aquela marolinha que o Lula disse. Hoje, ela é, também por conta do que se desencadeou no governo Dilma, bastante pesada. Os níveis de desemprego em Caxias são crescentes e as negociações entre empregados e patrões estão truncadas. O desenvolvimento tem que conciliar estratégias econômica e sustentável, que traga às pessoas a sensação de bem-estar. Não se pode pensar só no lucro, na busca do capital internacional. Temos condições locais a serem estimuladas, a agricultura familiar. Temos que promover trabalho e renda para que as pessoas possam ser empreendedoras."
PRIORIDADE
"Caxias tornou-se um polo de convergência de gente de todos os lugares em busca de uma oportunidade que não tem. A retomada do controle disso é fundamental, sem que haja qualquer tipo de violência aos direitos humanos e de exclusão por conta da origem. Precisamos fazer isso de maneira científica, com um levantamento da realidade da cidade e de suas perspectivas futuras, operar mudanças culturais e de formação, em especial na juventude, para as pessoas que são da cidade nela permanecerem."