Ex-prefeito de Caxias do Sul, o atual deputado federal Pepe Vargas será confirmado neste sábado pré-candidato do PT à prefeitura. A convenção, marcada para as 9h, na Câmara de Vereadores, também irá aclamar o nome do ex-vereador petista Jeronimo Dani como vice.
Os dois foram confirmados pelo próprio Pepe, que conversou com a reportagem do Pioneiro nesta sexta-feira no Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás. Até então, o partido fazia mistério e não havia tornado público seus pré-candidatos. Confira os principais trechos da entrevista:
RETIRADA DOS DESFILES DA SINIMBU
"Primeira coisa que vamos fazer em relação a esses eventos é um simpósio para discussão, inovação e aperfeiçoamento. O modelo atual da Festa da Uva vem do início do anos 1990. De lá para cá, foram umas 10 edições e o modelo é mais ou menos o mesmo. Acho que é hora de repensar. A mesma coisa vale para o Carvanal. A minha percepção é que é melhor (os desfiles) na Sinimbu, mas não pode ser a minha vontade. Acho que tem que discutir com a comunidade e tomar a decisão."
Leia mais:
As propostas de Assis Melo, pré-candidato do PCdoB à prefeitura de Caxias
O que pensa Vitor Hugo Gomes, pré-candidato da Rede a prefeito de Caxias
Redução de CCs é tema certo no debate eleitoral em Caxias do Sul
Caxias, Força e Coragem! é o nome da coligação de Guerra à prefeitura de Caxias
As prioridades de Néspolo para Caxias do Sul
Néspolo antecipa discurso de campanha e fala em cortes na máquina pública
Surge mais um pré-candidato no PSOL à prefeitura de Caxias
Pepe Vargas é pré-candidato irreversível em Caxias do Sul
Caxias do Sul tem 27 partidos políticos registrados
LOCAL DA FEIRA DO LIVRO
"Acho que para revitalizar o Centro é importante fazer atividades no Centro. Portanto, minha opinião é que o local mais adequado é na Praça Dante Alighieri. A Feira do Livro era uma feira com poucas barraquinhas de madeira, num esforço extraordinário dos livreiros, e nós mudamos o modelo. Fizemos aquela grande feira multicultural, com várias atividades. Mas também vamos discutir com os livreiros e com a comunidade."
CARGOS EM COMISSÃO
"Quando fui prefeito, já reduzi CCs. Só na Secretaria da Saúde, acho que reduzi uns 50 CCs. Para criar as secretarias do Meio Ambiente e da Cultura, extinguimos também. A gente conseguiu criar secretarias sem aumentar CCs. Acho que, quando terminamos o governo, tínhamos uns 150 CCs. Por que aumentaram (nos últimos ano) muito os CCs? Para fazer acomodações partidárias, para juntar 20 partidos na administração. Nós vamos reduzir CCs e secretarias. Não há razão alguma para ter uma Secretaria da Receita e uma da Fazenda (Gestão e Finanças). Pode unificar tudo numa só."
SIM CAXIAS
"Isso que o pessoal chama de Sistema Integrado de Mobilidade é uma discussão antiga na área de planejamento da prefeitura. Quando eu era prefeito, se falava em integração físico-tarifária e troncalização do transporte coletivo. Quando a gente fez a Perimetral Sul, começaram as primeiras linhas de integração. É importante porque barateia para o usuário que mora mais distante, que paga uma passagem. Fizemos a bilhetagem eletrônica e desenvolvemos a ideia das estações de integração. O conceito está correto: buscar descongestionar o Centro e facilitar a mobilidade. Qual é o problema? Em alguns casos, em vez de diminuir o tempo de trajeto, aumentou. E tem outro problema sério: em alguns casos, está mais barato duas pessoas usarem carro do que ônibus. Isso demonstra uma disfuncionalidade do sistema."
GOVERNOS DO PT
"Em primeiro lugar, não tenho nenhuma acusação de corrupção. Em segundo, a gente está discutindo uma eleição municipal. E em terceiro lugar, pessoas acusadas de corrupção têm em todos os partidos. Vamos pegar a coligação da atual administração: PMDB, PDT, PP, PSDB. Todos esses partidos têm pessoas investigadas na Lava-Jato. Alguns, inclusive, condenados. Isso não quer dizer que o candidato dessa coligação (Edson Néspolo) seja desonesto. Tenho ele como pessoa honrada. A mesma coisa vale para qualquer outro candidato. Pelo que vi, dos pré-candidatos, todos são pessoas honradas. A mesma coisa em relação a mim. Acho muito tranquilo esse debate."
EDUCAÇÃO INFANTIL
"A prioridade na educação do município tem que ser a educação infantil. Quando fui prefeito, construímos 11 escolas novas e ampliamos e reformamos outras 55. Tanto é assim que nesses últimos 12 anos praticamente não precisou construir novas escolas da 1ª a 8ª série. Tínhamos um grande problema da ausência de financiamento federal para educação infantil. Isso foi resolvido em 2007, quando votamos o Fundo do Desenvolvimento do Ensino Básico (Fundeb). Tivemos um período longo de anos onde poderiam ter sido criadas vagas (em Caxias). A educação infantil é um direito da criança. Está mais que provado que a criança que tem estímulos precoces quando chega no ensino fundamental se desenvolve mais."
ATENDIMENTO DO SUS
"Essa é uma área onde temos um grande legado e autoridade para falar. Quando ando na rua, o que as pessoas mais me dizem é que o sistema de saúde dá para dividir antes de nós e depois de nós. Agora, qual é o problema? Temos poucas equipes de atenção básica e poucas equipes de saúde bucal. Aliás, o governo municipal, ao não ampliar essas equipes, deixou de captar recursos no governo federal. Vamos priorizar a saúde, ampliando a atenção básica e nós já defendíamos há muito tempo que o Pronto-Atendimento tem que ser descentralizado. Temos uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) fechada, que eu acho um desperdício de dinheiro público não abrir. Nós vamos fazê-la funcionar imediatamente, independentemente de o governo federal ter cadastrado ou não."
DEGRADAÇÃO DO CENTRO
"Em primeiro lugar, tem que discutir o que é o Centro. Pra mim, não é só o entorno da Praça Dante Alighieri. Se a gente for pensar num centro histórico, pode pensar de Lourdes até São Pelegrino, até o Parque Cinquentenário, pelo menos. Revitalizar essa área significa trazer vida: vida econômica, lazer, entretenimento. Por que as pessoas preferem ir ao shopping? Porque ele dá comodidade, segurança e lazer. Mas nem toda vida econômica está no shopping. A municipalidade pode e deve, e nós vamos fazer isso, discutir com os segmentos econômicos que têm suas atividades no Centro e com a associação dos moradores um grande projeto de revitalização. A última reforma da praça fomos nós que fizemos, há 12 anos. Onde não há vida, e quando falo em vida, é econômica e de circulação de pessoas, aí começa a degradar."
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
"Temos um tecido econômico muito dinâmico. É por isso que Caxias continua atraindo muita gente. Tu tem que fortalecer o tecido existente hoje na indústria, nos serviços, na agricultura. A segunda questão é que temos que fazer um grande processo de desburocratização e de redução de custos para os empreendimentos, principalmente para microempreendedores individuais e para micro e pequenas empresas. O custo e a burocracia são muito grandes. Estou falando no que diz respeito à prefeitura. A terceira questão é que hoje estamos numa sociedade do conhecimento e nela tu atrai novos investimentos se conseguir produzir conhecimento que se transforme em novos produtos, serviços e tecnologias."
PRIORIDADE
"Para nós, as prioridades são saúde, geração de emprego e renda e segurança pública. E fazer isso com democracia participativa, ouvindo as pessoas."