Faltando exatos três meses para a eleição para prefeito, em 2 de outubro, o cenário ainda é de indefinições quanto ao número de candidaturas e os nomes de candidatos a prefeito e vice que integrarão as chapas majoritárias em Caxias do Sul. Nenhuma das coligações tem a dobradinha de prefeito e vice definida.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Com 293.394 mil eleitores aptos a votarem, segundo dados do Cartório Eleitoral, Caxias deve ter seis candidaturas, mas somente quatro partidos já definiram os nomes dos pré-candidatos a prefeito. A novidade pode ser o PP, que balança entre uma candidatura própria e o apoio ao PDT (leia o texto abaixo, à direita). Caso decida por concorrer, seriam sete os candidatos.
Edson Néspolo lidera a coligação do governo com o vice do PMDB agora confirmado e deve receber o apoio de 20 siglas. O vereador Daniel Guerra (PRB) vai compor com o PR, PEN e o PSL. PCdoB e Rede também se definiram por candidatura própria – os pré-candidatos são, respectivamente, o ex-deputado federal Assis Melo e o ex-vereador Vitor Hugo Gomes. O PSOL terá candidato próprio. Os nomes cogitados são os de Francisco Corrêa e Luís Fernando Possamai. Já a situação do PT é a mais incerta. O deputado federal Pepe Vargas é o mais cotado. A sigla ainda abre a porta para a hipótese de apresentar um vice para formar chapa com Assis Melo.
Enfim, agora está confirmado: PDT e PMDB vão repetir a dobradinha vitoriosa de 2012, porém o pré-candidato a prefeito é outro. Néspolo, que teve o nome lançado pelo prefeito Alceu Barbosa Velho, aguarda os peemedebistas confirmarem o nome do pré-candidato a vice. O vereador Edson da Rosa corre na frente e há bastante tempo trabalha para emplacar a dobradinha com Néspolo. O vice-prefeito Antonio Feldmann não descarta a hipótese de concorrer novamente, mas prefere consultar o grupo que o apoia.
Leia mais
PMDB decide manter aliança para prefeitura de Caxias do Sul com PDT
Néspolo vai em busca do PP para disputa à prefeitura de Caxias
PMDB fica na aliança com PDT
PP de Caxias pode ter candidatura a prefeito
Vários caminhos na oposição
O PCdoB foi o primeiro partido de oposição a manifestar o interesse de ter candidatura própria. O nome de consenso é do ex-deputado Assis Melo. Em janeiro deste ano, os comunistas formalizaram a saída do governo Alceu. Os comunistas estão dispostos a conversar com o PT, mas para receber apoio à candidatura de Assis. A Rede também terá candidato próprio. O advogado Vitor Hugo Gomes é o pré-candidato da sigla, que participará pela primeira vez de uma eleição municipal. O nome do candidato a vice, que deverá ser da própria Rede, ainda não está definido.
ELEIÇÕES 2016
A três meses da eleição, nenhuma dobradinha está definida em Caxias
Número de candidatos e composição de chapas seguem incertos
André Tajes
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project