Desconforto. Essa é a sensação predominante no PTB de Caxias do Sul. O motivo é a demora do PMDB em decidir se continua na aliança que elegeu Alceu Barbosa Velho prefeito ou se parte para candidatura própria. A falta de uma posição oficial, a cinco meses da eleição, incomoda a direção, que sofre com as cobranças dos filiados.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
– Há muito tempo, a gente se prontificou a continuar esse projeto de governo e nunca se cogitou deixar de apoiar a dobradinha PDT/PMDB. Nós fizemos um esforço nesse sentido e quando as coisas estavam praticamente definidas, a gente percebe essa dificuldade do PMDB se decidir. Nos causa um certo desconforto – desabafa o vereador Adiló Didomenico.
Políticos de Caxias postam fotos e prestam homenagens no Dia das Mães
Com negativa de Alceu a concorrer, cenário eleitoral muda em Caxias
"Nunca pensei em reeleição", diz prefeito de Caxias, Alceu Barbosa Velho
MPF vai investigar prefeito de Caxias por ato discriminatório contra imigrantes
Ele recorda que foram PTB e PDT que formaram a Frente Trabalhista em 2004 e tomaram a iniciativa de procurar o PMDB para compor uma chapa à majoritária. Adiló entende e considera legítimo o desejo dos partidos em ter candidato, mas acredita que, se esse é o caso do PMDB, a sigla já deveria ter manifestado essa vontade.
– Nós tínhamos que ter tido essa sinalização lá atrás, quando o prefeito Alceu e o Toninho (Antonio Feldmann), os dois timoneiros do processo, chamaram a atenção dos demais partidos para que, quem quisesse continuar junto, que se manifestasse. Lá era a hora de o PMDB dizer. Era obrigação. E isso não aconteceu – completa Adiló.
A situação desconfortável resultou, inclusive, em uma nota do PTB, divulgada no final de abril, onde o partido se coloca à disposição para integrar a chapa à prefeitura. Conforme o presidente municipal da sigla, o vereador Flavio Cassina, o desejo é pela manutenção do projeto atual, para construção do quarto andar. No entanto, se o PMDB desembarcar, o cenário muda:
– Temos essa possibilidade de indicar o vice. Não é a vontade do momento, mas pode acontecer.
A chance de compor a majoritária é reforçada pelo vereador Zoraido Silva. Segundo ele, a demora do PMDB prejudica o processo eleitoral.
– O PTB tem, sim, tranquilamente, estrutura em termos de filiados e de vereadores para compor uma chapa majoritária. Nosso partido é dos mais fiéis com a administração, porém, está chegando a hora de nós, dentro das possibilidades, fazermos esse debate. Não quer dizer que, se for mantida essa dobradinha, não vamos apoiar – frisa.
Com o anúncio de sexta, de que o prefeito Alceu não concorrerá à reeleição, o PTB espera que o PMDB confirme se estará junto ou não ainda essa semana.
Eleições 2016
Demora do PMDB em definir-se para eleição incomoda PTB caxiense
Em nota no final de abril, partido coloca-se à disposição para integrar chapa à prefeitura
Juliana Bevilaqua
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project