Caxias do Sul tem, atualmente, 293.390 eleitores. O número, porém, deve mudar até junho, quando será divulgado o eleitorado oficial. A quantidade de votantes não deve crescer. Pelo contrário, irá cair.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Segundo o chefe da 16ª Zona Eleitoral, Marcelo Reginatto, diariamente são lançados cancelamentos de títulos por motivos como óbitos. No entanto, Reginatto não sabe precisar de quanto será a redução.
Com o fim da atualização cadastral, em 16 de maio, o cartório está prestando apenas serviços de emissão de segunda via do Título Eleitoral e fornecimento de quitação eleitoral. A segunda via pode ser solicitada até 10 dias antes do pleito, e a certidão também está disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Quem não realizou a revisão biométrica neste ano terá o título cancelado e não poderá votar no pleito de outubro. Quem não solicitou transferência, continua votando no domicílio eleitoral (cidade) que consta no título.
Eleitor que não votar sofre multa de R$ 3,51 por turno de votação. Sem o comprovante de que participou das eleições, não pode, por exemplo, fazer passaporte e assumir cargo público caso aprovado em concurso.
O cartório eleitoral fica na Rua Garibaldi, 596, Centro. O horário de atendimento é das 12h às 19h.