Está marcada para as 14h desta quinta-feira a decisão da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores sobre o reajuste de 11,4% aprovado pelos parlamentares na manhã de 18 de fevereiro, data da abertura da 31ª Festa da Uva.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Naquela ocasião, quase todas as atenções em Caxias do Sul estavam voltadas ao evento. Mas os 14 votos favoráveis a elevar o subsídio mensal de R$ 9.522,29 para R$ 10.607,83 não estão passando fácil pelo aval da população. Ao contrário. A pressão já fez a bancada do PT rever a posição favorável ao reajuste e recuar, prometendo devolver a reposição aos cofres públicos, como anteriormente anunciaram Daniel Guerra e Renato Nunes (ambos do PRB).
Mirante: tensão marca novo debate sobre os 11,4%
Na quarta-feira, um dia antes de o presidente Edi Carlos Pereira de Souza (PSB) e colegas de Mesa darem ou negarem o aval final, o Pioneiro fez uma enquete (veja abaixo) que deixa clara a opinião contrária da grande maioria dos ouvidos ao reajuste.
Para o cientista político e coordenador da Graduação da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG), Marcos Paulo dos Reis Quadros, a solicitação do aumento não seria um problema, já que a função é necessária e de dedicação integral. O que se pode questionar é o momento em que o projeto foi proposto:
- Hoje há uma restrição da população com a classe política. A população não vê no vereador um representante capaz de solucionar as demandas, e a crise econômica não configura o momento ideal a este tipo de ação.
Quadros não acredita que o aumento se torne fator decisivo para o eleitor durante a votação em outubro deste ano.
- Não que o eleitor vá esquecer, mas é que quando o assunto surge ele é amplamente discutido, mas com o passar do tempo, ele é superado por outras agendas - afirma.
Enquete
O Pioneiro saiu às ruas nesta quarta-feira e perguntou a 10 pessoas: "Se fosse presidente da Câmara de Vereadores, você vetaria ou manteria o reajuste de 11,4% no salário dos vereadores de Caxias?". Nove responderam que vetariam. Um disse que aprovaria. Confira as justificativas de cada um:
"Veto, porque é uma vergonha eles ganharem tanto pelo pouco que fazem pela população."
Luiz Oss, 70 anos, aposentado
"Veto, porque não é o momento deles aumentarem o próprio salário. A população sofre com a crise e eles querendo aumento."
Paula Goulart Melo, 34 anos, atendente
"Veto. Isso é um abuso. Só sabem tirar o dinheiro do povo. Na hora de ajudar, não fazem nada."
José Romeu Vendruscolo, 67 anos, padeiro
"Aprovo o aumento, porque eles precisam de um salário ao nível da inflação. Sem dinheiro não se faz nada."
Antonio Nelson Francisquetti, 60 anos, funcionário público aposentado
"Veto, porque eles não trabalham o suficiente para ganharem aumento sempre."
Pietro Poltronieri de Castilhos, 16 anos, estudante
"Veto. Não é justo que o salário deles aumente. O país está em crise, o salário das pessoas não aumenta e eles ainda querem dificultar mais ainda a situação."
Erico Menters, 23 anos, metalúrgico
"Veto, porque eles precisam trabalhar mais. Precisam merecer o aumento."
Loirena Monari, 61 anos, empresária
"Veto. Se o nosso salário não aumenta, o deles não precisa também."
Gustavo do Amaral Biasio, 20 anos, operador de sistemas
"Veto, porque é um absurdo esse aumento. Está faltando emprego e eles querem nos prejudicar mais ainda. Se até o prefeito de Caxias recusou o aumento dele, que os vereadores façam o mesmo."
Roberta Barrozo Ribeiro Padilha, 37 anos, metalúrgica
"Veto, porque o país está em crise e eles já ganham o suficiente pelo pouco que trabalham."
Salete Silva da Rosa Lopes, 49 anos, empresária
Câmara de Vereadores
Mesa Diretora aprova ou veta reajuste de 11,4% aos vereadores de Caxias nesta quinta-feira
Enquete feita pelo Pioneiro mostra que maioria da população é contrária ao aumento
GZH faz parte do The Trust Project