O vereador de Caxias do Sul Clair Girardi, o Kiko, deixou o PT e se filiará ao PSD. A saída do Partido dos Trabalhadores foi oficializada nesta quarta-feira. No início da tarde, ele se reuniu com os vereadores petistas Denise Pessôa e Rodrigo Beltrão para comunicar a decisão e à noite entregou a desfiliação à presidente do diretório municipal, Silvana Piroli.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Kiko ingressará no PSD no sábado, durante conferência municipal do partido na 25ª Região Tradicionalista, às 9h. A ficha de filiação do parlamentar será abonada pelo vice-governador José Paulo Cairoli e pelo deputado federal Danrlei. As conversas começaram ainda no início do ano. Kiko esteve algumas vezes em Porto Alegre, reunido com a direção estadual, e também recebeu lideranças da sigla em Caxias.
- O PSD é um partido grande, é um partido de centro, não tem dificuldade de negociar com esquerda e direita. E tem um bom tempo de TV - diz Kiko, sobre a escolha pela legenda.
A relação com o PT não era amigável desde o final do ano passado. Na última sessão ordinária de 2014, Kiko não votou em Beltrão para a presidência da Casa. Além disso, apresentou ofício com indicação individual para compor duas comissões. A indicação foi questionada por Beltrão e a bancada do PT acabou abrindo mão das comissões, o que deixou Kiko sem nenhuma comissão.
Apesar disso, o vereador diz que não guarda mágoas do PT. A mudança, segundo ele, pode custar caro, mas ele prefere arriscar do que permanecer na sigla onde não se sente mais à vontade. Com a troca de sigla, a Câmara de Vereadores ganha mais uma bancada:
- Se eu fiz errado, as urnas irão dizer.
Nesta quarta, o Senado aprovou a janela para troca de partido sem perda de mandato.