Os vereadores do PT, Denise Pessôa e Rodrigo Beltrão, pretendem apresentar na sessão da Câmara desta terça-feira uma denúncia envolvendo hidrômetros, em Caxias do Sul. Após os dois comparecerem no setor de hidrometria do Samae na segunda, eles constataram que desde 2001 não é feita inspeção das bancadas de aferição, pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Na manhã desta terça, uma nota foi divulgada pelo Samae à imprensa.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
A nota diz que a questão dos hidrômetros já foi respondida pelo diretor-presidente, Edio Elói Frizzo, em reunião no Legislativo, que deixou claro que a atual bancada é aferida pela equipe técnica e engenheiros da Autarquia, visto que todos os hidrômetros adquiridos são aferidos e lacrados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Confira a nota na íntegra:
O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) informa que no início da tarde desta segunda-feira (28.09), os vereadores Rodrigo Beltrão (PT) e Denise Pessôa (PT), acompanhados por um servidor em estágio probatório, sem aviso prévio e sem o consentimento da direção, estiveram na seção de Hidrometria da Autarquia, localizada no bairro Pio X, questionando os servidores sobre o processo de aferição dos hidrômetros, colocando em dúvida a sua integridade profissional e ética, além de inibir e constranger aqueles que se dedicam diariamente a atender aos caxienses de forma transparente e sensata.
A direção do SAMAE salienta que todas as indagações feitas pelos vereadores aos servidores que estavam em horário de trabalho já foram esclarecidas no dia (14.09) em uma reunião extraordinária na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, promovida pela Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação (CDUTH), a qual ambos estiveram presentes.
A denúncia dos vereadores quanto à aferição da bancada de testes dos hidrômetros já foi respondida pelo próprio diretor-presidente, Edio Elói Frizzo, em reunião no Legislativo, que deixou claro que a atual bancada é aferida pela equipe técnica e engenheiros da Autarquia, visto que todos os hidrômetros adquiridos são aferidos e lacrados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
O SAMAE esclarece que os procedimentos adotados pela Autarquia não trazem nenhum tipo de prejuízo à população, pelo contrário: seguem as mais rigorosas normas técnicas. Somente há exigência de certificação de bancadas para a realização de ensaios iniciais (hidrômetros novos) quem é fabricante, importador ou para quem realiza a reforma/manutenção de hidrômetros (Item 7 da Portaria do Inmetro 246/2000), o que não é o caso do SAMAE que adquire e instala somente hidrômetros novos já calibrados pelo fabricante e certificados pelo Inmetro.
Quanto às bancadas do SAMAE cumpre esclarecer que são do tipo volumétrico, ou seja, os ensaios são realizados através da verificação do volume escoado e medido a cada 100 litros (capacidade dos vasos), sendo possível a visualização do volume escoado. Esta situação não seria possível em bancadas comparativas ou eletrônicas, daí a obrigatoriedade da certificação para estes modelos.
Mesmo assim, a direção do SAMAE já tem verba destinada para no próximo ano comprar uma bancada de testes maior e credenciada pelo Inmetro. O SAMAE está à disposição para elucidar qualquer dúvida que for julgada necessária para esclarecer o trabalho sério que vem sendo desempenhado pelos servidores.
Esclarecimento
Samae divulga nota sobre denúncia de hidrômetros, em Caxias do Sul
Dois vereadores do PT pretendem apresentar a denúncia na sessão da Câmara desta terça
GZH faz parte do The Trust Project