Há cerca de dois anos tramita, na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, proposta que propõe a padronização do uniforme escolar na rede municipal de ensino. Em entrevista ao Gaúcha Repórter na Gaúcha Serra na tarde desta segunda-feira, o vereador Edi Carlos (PSB) explicou que a adoção de um modelo padronizado garante economia, porque o uniforme pode ser reutilizado caso a família mude de bairro ou caso as crianças troquem de escola.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Segundo Edi Carlos, a padronização também seria importante num eventual fornecimento dos uniformes pela administração municipal - outro projeto, de autoria do vereador Rodrigo Beltrão (PT), prevê que a prefeitura forneça material e uniforme escolar aos alunos da rede.
Com uniformes iguais, os estudantes poderiam, em tese, acessar qualquer escola. Para evitar o ingresso indevido, a sugestão do vereador é que as direções criem formas de diferenciá-los. No entanto, a ideia não está prevista na proposta.
O projeto ainda não tem data prevista para ir à votação. Quando for ao plenário, se aprovado pelos vereadores, segue para análise do prefeito, que pode sancionar ou vetar o projeto.
*A entrevista com Edi Carlos faz parte de uma série de conversas com os vereadores de Caxias do Sul no Gaúcha Repórter. Os parlamentares são convidados a falar, sempre às segundas-feiras, sobre um projeto de sua autoria. A veiculação obedece a ordem alfabética.