Na próxima semana, a prefeitura de Caxias do Sul se reunirá com uma comissão sul-coreana para tratar da proposta de uma usina de reciclagem de resíduos no município. A informação é do prefeito Alceu Barbosa Velho que, em entrevista ao programa Gaúcha Repórter da Gaúcha Serra nesta terça-feira, disse que também avalia um projeto canadense após voltar de uma viagem na semana passada em que visitou cinco cidades no país.
A principal diferença entre as duas propostas é o valor estimado: US$ 20 milhões para o projeto canadense e US$ 270 milhões para a proposta sul-coreana. Ambas prevêem a geração de energia a partir dos resíduos. Conforme o prefeito, além de gerar energia elétrica, o processamento de resíduos pode ser empregado na produção de adubos e aquecimento para estufas de horticultores. A nova usina deverá ser instalada no lugar do aterro sanitário, já que, conforme aponta o prefeito, a área já possui licenciamento ambiental.
O caráter industrial da cidade é fator que atrai interesse de investimentos pelas duas partes devido à possibilidade de máquinas serem produzidas no município. Os canadenses propõem inclusive a transferência de tecnologia. A sul-coreana Hyundai, além da proposta da usina, também é uma das empresas interessadas na concessão do aeroporto de Vila Oliva. Além do Canadá e da Coreia do Sul, representantes de Caxias jávisitaram a Alemanha em busca de projetos.
Meio ambiente
Prefeitura de Caxias estuda propostas da Coreia do Sul e do Canadá sobre usina de reciclagem
Principal diferença é no valor estimado de cada projeto
Diego Mandarino
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project